17.9.03

A Tapada de Mafra

Tenho centenas de horas da minha vida respiradas na Tapada de Mafra, quer como cadete na Escola Prática de Infantaria, quer como tirocanante no Centro Militar de Educação Física, Equitação e Desportos, o famigerado CMEFED. Corri, dormi, marchei, passeei, bebi água fresca ( ah, as águas férreas ! ) e li e cantei e chorei naquele espaço que parecia preso ao coração do mundo, ao coração nas trevas, para lembrar o Joseph Conrad. Agora, acabo de ler no PÚBLICO que há 70 hectares de área desvastada e 630 de área ardida, segundo Ricardo Paiva, seu Director. O grave é a área desvastada, diz ele, e eu pareço estar de acordo. Já passei por centenas de hectares desvastados ou ardidos, de Idanha-a-Nova a Monchique e, às vezes, perante eucaliptais queimados quase que me aflora um sorriso aos lábios. É que a eucaliptização de Portugal é uma doença venérea que atinge as artérias aquíferas e só pára na vergonha da terra desértica. Os incêndios, como um antibiótico, não deixaram, apenas, rastos de morte e sofrimento, também atacaram a "celulosite" aguda que tem deixado Portugal a caminho do deserto. Vamos lá pensar e repensar a florestação, a ver no que "isto" dá. Com o rosto encostado aos carvalhos, aos castanheiros, aos sobreiros e azinheiras queimados, adormeço, entrelaçado no perfume brando deste canteiro de hortênsias.

Comments:
Olá boa noite.

escrevi no google escola de equitaçao da tapada de mafra e vim aqui ter...

será que me pode ajudar?
eu queria tirar o exame de instrutores me Mafra mas não sei onde me dirigir para saber mais informações... será que me pode ajudar?

deixo aqui o meu e-mail valentemafalda@gmail.com

obrigada
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?