8.9.03

Camões

Depois de ter lido o artigo "Os Perigos do Facilitismo", de Maria do Carmo Vieira, no suplemento JL/Educação, de 3 de Setembro passado, e de ter retido uma referência à vertente "autobiográfica" de Camões que "deveria ser trabalhada com os alunos", segundo uma anónima coordenadora do novo programa do 10.º ano, ficou-me uma raiva interior a lavrar os ossos e fui direitinho à releitura de um livro sublime de Vítor Manuel de Aguiar e Silva: "Camões: Labirintos e Fascínios" ( Cotovia, 1994 ). Logo o primeiro dos ensaios deste livro, intitulado "... Um Camões bem diferente...", leva-nos à "tentação simplista" da "leitura biografista dos textos líricos de Camões" e às célebres "conjecturas" do "engenhoso e sagaz" José H. Saraiva que no seu vendidíssimo "Vida Ignorada de Camões" vai ao ponto de inferir a biografia do Poeta a partir de textos que Camões nunca escreveu ! O professor da Universidade do Minho refere as leituras "erróneas, arbitrárias e carentes de fundamentação linguística e literária" que impregnam o livro de José Hermano Saraiva. E conclui Vítor M. de Aguiar e Silva que uma leitura biografista, "independentemente das objecções teóricas de princípio", "requereria, pelo menos, a prévia fixação segura do cânone da lírica". Ora, conclui o professor Aguiar e Silva, "esta fixação não é possível no estádio dos conhecimentos actuais - e decerto nunca o será, salvo se ocorrerem miríficas descobertas de cancioneiros autógrafos ou de cancioneiros apógrafos cuja fiabilidade não seja vulnerável".
Após estas entradas, vale a pena questionar a crítica literária e os leitores de "Vida Ignorada de Camões". Como é possível que se vendam mais de cem mil livros com a mentira impressa ? Como é possível que não haja a divulgação mínima, pelo menos entre os docentes e responsáveis pela formação de professores, da crítica fundamentada a uma "inventona" ? Inventar a vida de Camões a partir de textos ? A quem lembraria tal metodologia ? Inventar a vida de Camões a partir de textos que Camões nunca escreveu e de outros de duvidosa autoria, como é isto possível ? Que país é este que deixa asfixiar impunemente um poeta como Camões ? Que leitores temos nós que compram gato por lebre, na ausência de informações fidedignas sobre a "cientificidade" da obra ? E não me venham dizer que os leitores de " Vida Ignorada de Camões" são os mesmos do "Big Brother" porque isso seria um elogio ao "lixento" programa. Os espectadores do "Big Brother" nem `Margarida Rebelo Pinto devem chegar !
Que fique a nota deste dia sombrio, carregado de nuvens mas sem chuva: vale a pena nadar neste "Camões : Labirintos e Fascínios " !

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?