16.9.03

Lagoa de Albufeira

Regresso com a Lagoa de Albufeira enterrada nos olhos. Foi a primeira vez que me aproximei daquele espaço de água e areia, encostado ao mar. A palavra "lagoa" só por si enfeitiça tudo, olhos e ouvidos, fonética e narração, poesia e ficção.
A lagoa afunda-nos em "O Delfim", de José Cardoso Pires e a Gafeira será um outro nome de Albufeira. Repare-se:
"Todos os anos o mar rasga a membrana de areia que corta a linha das dunas, insinua-se nela, penetra por esse corredor e carrega sobre a lagoa, fecundando-a de vida nova. O ventre amplo, ventre macio forrado de lodo, revolve-se, transborda, mas, passado o ímpeto, povoa-se de pequeninas centelhas de cauda a dar a dar e a lagoa fica majestosa e tranquila como um odre luminoso de peixes abandonado no vale, entre pinhais."
Lê-se e os sons tocam esta superfície de 1,3 km2 que a publicidade chama para a pesca, a vaela e o "surf", em vez de chamar para o silêncio imperturbado que aproxima a madeira dos pinhais daquele campo de água e areia aberto aos animais.

Sorrimos com a Lagoa da Gafeira, com "O Delfim" e o José Cardoso Pires, e vamos direitinhos ao Carlos de Oliveira, ao "Finisterra, Paisagem e Povoamento" e o seu princípio :
"O jardim familiar (primeira fase do abandono ) : montões informes de silvedo, buxo descabelado, urtigas, flores selvagens." Ou "A Casa na Duna" e a referência à lagoa : "As águas saibrosas da lagoa, levava-as apressadamente a estiagem. Lobisomem entrava no charco, que lhe dava agora pelos joelhos, enchia de lodo uma velha panela. Trazia-as para fora e arrancava as enguias da crosta lamacenta. Estripava-as. Acendia a foguira no chão da cabana, deixava-a pegar bem. Passava as enguias sangrentas pelas chamas e comia à mão, chupando os dedos, donde escorria uma gordura meio crua " (XI). Mas Carlos de Oliveira parece também respirar aqui, como se a Gandra fosse a Gafeira e as duas fossem a Lagoa de Albufeira. Todas as águas se encontram.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?