19.9.03

Dicionário Canalha

Encontrei há dias um amigo meu atarefadíssimo na elaboração de um Dicionário Canalha. Fiquei espantadíssimo com a ideia que lhe tinha surgido há dois meses, quando o portuense Miguel Veiga, fundador do PSD, qualificou de "quase canalha" o comportamento de Paulo Portas para com a Cruz Vermelha. Dizia o meu amigo que "quase canalha" é pior que "canalha" e ficou a pensar na expressão, quando leu no jornal o Mário Soares a apelidar o mesmo PP de " cobarde" e, mais tarde de "tumor" a extirpar. Partindo destas ideia, iniciou o DICIONÁRIO CANALHA. Já escreveu trinta páginas ! Li-as com agrado e recolhi alguns adjectivos ou expressões que passo a citar: acachapado, abjecto, biltre, javardo, pulha, calhau com dois olhos, burro como um penedo, teleósteo, peixe-sapo, rascasso, pimpim, rainúnculo, mazorro, vespa, himenóptero, jeropiga ou vinho abafado, pulha, pulhastra, camelo, cara de tamboril, etc. Fiquei atordoado com a quantidade de palavras para a caracterização de um sujeito ignóbil. Claro que aprendi muito e enriqueci o meu vocabulário. Desconhecia as palavras mazorro ou acachapado mas conhecia as outras, mesmo rascasso. O Paulo Portas, afinal, serve para o enriquecimento vocabular e, mais ainda, para o nascimento de um Dicionário que o meu amigo diz poder chegar às duzentas páginas. Oxalá o rascasso não se ofenda, nem o himenóptero ou o cão, este simples animal que está na etimologia da palavra "canalha". Tudo isto, graças ao Paulo Portas !

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?