18.5.08

TEMPO DE ESPERA

Adormeço.
começo a ter saudades deste cantinho onde vivi muitas letras e algumas ideias.
Espero regressar em breve.
A ver vamos.

3.4.07

FRANÇA




Quase em fuga deste país que ainda não compreendo, volto-me para França e para algum espaço onde o sonho e a saudade ainda moram.
Quase em demanda do silêncio, sem nada, mesmo nada, para dizer, aproximo este blogue do fim, do lugar grande do desencanto.
Ultrapasso fronteiras e encosto-me à Beleza de um país.


Ler, ainda:
http://www.esquerda.net/

5.3.07

ESTALINE e PROKOFIEV



Hitler e Staline
Em 5 de Março de 1953, morrem, a poucos quilómetros um do outro, dois homens que continuamos a lembrar: o ditador José Estaline (1878-1953) e o músico Sérgio Prokofiev (1891-1953).
Do primeiro, resta a triste memória dos gulags, dos vagões de gado carregados de gente para a Sibéria, dos crimes sem conta contra a Liberdade; do segundo, permanece a música, as sonatas para piano, as óperas, as sinfonias.

12.2.07

SIM




O ‘sim’ à despenalização da IVG recolheu praticamente 59,2% dos votos, contra 40,8 do ‘não’, enquanto a abstenção foi de 56,4%. Foram mais de 2,2 milhões de votos para o ‘sim’ e mais de milhão e meio para o ‘não’. No referendo de 1998, a abstenção fora de 70 por cento e o ‘não’ ganhara por uma diferença de cerca de 60 mil votos.
Uma vitória da dignidade.

21.1.07

MOLERO




Fui ver o romance-em-cenas "O Que Diz Molero", de Dinis Machado, com encenação e adaptação de Aderbal Freire-Filho e seis actores da companhia brasileira "O Armazém de Teatro". Ouvir o texto do romance quase na íntegra é entrar num mundo de palavras em liberdade. Este romance, assim, comove mais. A encenação é uma catarata de beleza à solta. Vale a pena repetir.

16.1.07

SIM




EM 11 DE FEVEREIRO, VOU VOTAR "SIM", EVIDENTEMENTE!

AINDA




109 Países mantêm pena capital na lei
A execução de Saddam Hussein ressuscitou o debate internacional sobre a pena de morte. As imagens do assassínio do ex-ditador iraquiano chocaram a comunidade internacional.
A pena capital está prevista na legislação de 109 países. China e EUA destacam-se na aplicação da pena de morte. O Presidente Bush é um fervoroso adepto da continuação dos assassínios institucionais, enquanto governador do Texas assinou a execução de 152 pessoas. Recentemente, o governo italiano anunciou que vai propor à ONU uma «moratória universal» à pena de morte. Por cá, importa dizer que Portugal foi pioneiro na abolição da pena de morte, ainda no século XIX.

30.12.06

ETA - A VERGONHA




Este novo atentado no aeroporto de Madrid, perpetrado pela organização terrorista ETA, é mais uma nódoa vergonhosa na já longa história de 850 mortos em 38 anos de terrorismo. A democracia espanhola e todos os cidadãos que lutam pela paz estão revoltados com mais esta desfaçatez do desesperado grupo que só pelo sangue parece ver o caminho da liberdade. A ETA, outra infâmia.

PENA DE MORTE




A morte de Saddam Hussein aparece como um crime inexplicável, como qualquer pena de morte. Não se questiona se foi um criminoso, se praticou crimes contra a Humanidade ou se foi um tribunal (qualquer que ele seja) a julgá-lo. O que se deve questionar é se a pena de morte não igualiza quem mata a quem matou. Matar é agir como qualquer criminoso e, por isso, qualquer pena de morte é um acto hediondo que nos envergonha a todos.
Bush disse que esta morte constitui uma "etapa importante" no caminho para a democratização do Iraque. Pasme-se, quando a democracia tem sangue nas mãos. E esta presumível "democratização" já arrasta sobre si mais de seiscentos mil mortos. Uma infâmia.

29.12.06

CARTA




Agora que 2006 está a findar, recordei alguns momentos e ficou-me, por exemplo. esta carta que escrevi a um amigo, em data incerta.
Para memória futura, aqui a transcrevo:
"Estive para te escrever ontem mas deixei arrefecer um pouco a minha fundada revolta e eis-me agora aqui a querer dizer-te alguma coisa que nem sei bem o que é mas que passa por uma solidariedade profunda para contigo e para com todos os colegas na mesma situação.
Muita coisa me dói neste país. A luta por uma sociedade mais justa e responsável sempre me norteou mas, nos tempos que correm, sinto-me atropelado no meio da estrada, à espera que outros carros passem e que os risos dos torturadores me obriguem a fechar os ouvidos.
Os professores que terão de ir para qualquer escola que não conhecem, depois de tantos anos de sacrifício e de serviço ( como os colegas que bem conheces e que têm mais de trinta anos de serviço!), são os exilados, os novos exilados do século XXI. A dignidade humana e o respeito por quem durante tantos anos se dedicou a uma causa que, agora, parece perdida, vão para o caixote do lixo. E são professores do Quadro de Nomeação Definitiva, depois de tantos anos de trouxas às costas percorrendo este país que, depois de décadas, os chicoteia.
Que dizer mais? Só o silêncio e a lembrança desgarrada daquele verso da galega Rosália de Castro: "Este parte, aquele parte e todos, todos se vão". Mas há mais. Infelizmente, há mais. Vejamos o caso da M.G. e do seu trabalho de anos na 'Horta Pedagógica' e no 'Clube do Ambiente'. Fica a meio uma das maravilhas do espaço-escola, capaz de colocar uma flor no ambiente degradado de adolescentes carenciados e carentes, últimos filhos de um deus menor.
Como vês, a ferida aprofunda-se. É que falamos de destruição pedagógica e não só de atropelos da dignidade humana!
Solidário contigo e com todos os colegas injustiçados, eis-me prostrado, quase pronto a desistir de uma democracia que quero justa e fraterna mas que vejo manchada por uma partidarite mentirosa e indigna que, apesar da crise, continua a comprar grandes carrões com o erário público e a dar emprego aos militantes bajuladores e incompetentes. Se o anterior governo quase me enlouqueceu de revolta, este deixa-me paralítico e frustrado porque, ingenuamente, me alegrei com a sua vitória.
Um dia seremos ouvidos, embora talvez só quando o país bater bem no fundo do fundo e estiver vinte vezes abaixo de qualquer país europeu, em termos de educação e de cidadania. Até lá, aquele abraço!"

23.12.06

GUANTÁNAMO




É tempo de "felicitar" o sr. Bush pelo 5.º aniversário do campo de concentração de Guantánamo! A Amnistia Internacional convida-nos a fazê-lo AQUI.
É tempo para agir.



9.12.06

MÚSICA




Em tempo de música e de músicas, a memória dos BEATLES e dos anos 60.

6.12.06

MOZART - 115




Nasceu em 27 de Janeiro de 1756. Morreu em 5 de Dezembro de 1791, há 115 anos. Seria dor de mais não o recordar neste atravessar dos dias.

Dele recordo todas as noites, em requiem; dele soletro todas as notas da alegria.

27.11.06

AMBIENTE




Um acaso levou-me a um sítio onde 308 municípios portugueses são escalpelizados. E fiquei estupefacto com o índice "AMBIENTE+QUALIDADE DE VIDA".

Aqui vão os cinco PIORES CONCELHOS DE PORTUGAL, segundo esse índice:

AMADORA LISBOA PORTO OEIRAS ODIVELAS . Espantoso, não acham?

E, já agora, os CINCO CONCELHOS ONDE VALE A PENA VIVER, segundo o mesmo índice:

ARRAIOLOS ALPIARÇA SARDOAL FARO PONTE DE LIMA .

26.11.06

CHINA




A notícia chega,simples, muito simples, sem direito a página de jornal:

"A China, país do mundo em que mais execuções há, acaba de dar um passo importante em relação à pena de morte: adoptou uma nova legislação pela qual o Supremo Tribunal reverá todas as condenações à morte."

É só um passo, mas muito, muito importante, como diz a Amnistia Internacional.

10.11.06

ESQUERDA




Um texto de Mário de Carvalho para reflexão, em tempos de dispersão:

"Não sei como se pode ser de direita. É viver e pensar entre zinabres, bolores e cotões. A direita não tem, nem nunca teve, princípios: tem preconceitos. A direita não tem, nem nunca teve, propostas: tem slogans. A direita não defende nem nunca defendeu causas: mas interesses. A direita não cria ideias: inventa pretextos. A direita não expressa razões: faz propaganda. A direita é a imagem do nosso atraso, responsável e promotora do que há de mais boçal, retrógrado e deprimente na sociedade portuguesa. Quando alguém se proclama de direita (e é de ressalvar que, individulmente falando, há na direita gente estimável e e respeitável a muitos títulos) assume um lastro de opressão, violência, ignomínia, mentira, obscurantismo, que pesa através dos séculos e que nos vem diminuindo e amesquinhando até aos nossos dias."
(in DN, 10.11.2006, p. 3)

4.11.06

SUEZ




Há 50 anos, o mundo começou a mudar, pensam alguns.
No dia 6 de Novembro de 1956, americanos e soviéticos impõem um cessar fogo aos franceses e ingleses, no Canal de Suez.
Inicia-se o fim da era colonial para estas duas potências europeias e para todas as outras, incluindo Portugal.
Inicia-se, também, o despertar dos países chamados de terceiro mundo, incluindo os países árabes.
Inicia-se a intervenção americana nos países do Próximo e Médio Oriente. De muito má memória, como o sabemos hoje.
Confirma-se a ascensão de um líder egípcio, Gamal Abdel Nasser, que, em 26 de Julho de 1956, havia anunciado publicamente a sua intenção de nacionalizar o Canal de Suez.

3.11.06

POEMA



Estende-se uma linha de água
em movimento. O sal
alimenta o cordão que a move,
dá-lhe espuma.
Do alto das falésias, dos alcantis,
das elevações informes,
vê-se a extensão lustral:
o ventre iluminado.

24.10.06

DESERTORES




Uma notícia lida ontem:
"Nos registos do exército dos Estados Unidos há entre 8 000 e 10 000 soldados com paradeiro desconhecido. Ignora-se quantos fugiram do serviço por não querem combater no Iraque."
Lúcidos desertores?

23.10.06

HUNGRIA - COREIA




A data ainda comove. Há 50 anos, os húngaros revoltam-se contra a ocupação soviética. Será dramática. Em 4 de Novembro, o Exército Vermelho chega a Budapeste com centenas de carros de combate T54, o último modelo. Restarão mais de 200.000 mortos e 160.000 refugiados no Ocidente.
Mas hoje dá para pensar, também, no PCP e nos seus elogios à Coreia do Norte. Um espanto. Mais uma infâmia.
Vale a pena responder-lhes como o escritor Mário de Carvalho, militante desde a clandestinidade até 2005: " Na minha opinião, a Coreia do Norte é regida por uma monarquia tirânica, que só tem trazido desgraça e miséria à sua população. Não consigo conceber que pessoas de esquerda exprimam o apoio àquele regime." Nem eu.

16.10.06

IRAQUE




"O estudo, agora divulgado, da revista científica britânica The Lancet sobre a mortalidade no Iraque depois da invasão de 2003 apresenta conclusões brutais: cerca de 655 000 iraquianos mortos, uma média de 500 por dia!
Completamente errado seria pensar que a ocupação é apesar de tudo necessária para manter alguma estabilidade governativa e institucional e que a retirada dos ocupantes traria a guerra civil e o caos completo ao Iraque. É que o problema está precisamente na ocupação, e só o seu fim, com a devolução da soberania ao povo iraquiano, poderá abrir um caminho de pacificação e um processo político livremente negociado entre os partidos e as forças representativas do povo iraquiano que conduza à reorganização do estado e à legitimação do poder. Um processo que não pode ser ditado pelos ocupantes, pois já se viu que o povo iraquiano não aceita tutelas de tipo colonial nem governantes impostos por essa via.
A denúncia do massacre é essencial para pressionar governantes tão teimosos e arrogantes como os da principal potência ocupante. E este estudo da revista The Lancet é um elemento precioso nesse sentido."

Eduardo Maia Costa, Procurador-Geral Adjunto do Supremo Tribunal de Justiça, coordenador da equipa de juristas que elaborou a Acusação apresentada perante a Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque, realizada em Lisboa em Março de 2005.

12.10.06

HISPANIDADE




Interessante o dia de hoje, por muitas razões. Mas fiquemos por duas efemérides: em 12 de Outubro de 1492, Colombo chegou ao continente americano. Pensando que era o Japão, estava numa ilhota das Bahamas. Dos saques e mortandades subsequentes todos sabemos: incas, maias, astecas... Por tudo isto, hoje é o DIA DA HISPANIDADE (também ainda chamado, tristemente, "Día de la Raza", como o salazarismo impunha o 10 de Junho como "Dia da Raça"). Racismos, afinal. Mas a língua castelhana aí está e tem hoje o seu dia de festa.
Outra data importante, para nós portugueses: em 12 de Otubro de 1822, em São Paulo, D. Pedro, filho de D. João VI de Portugal, é proclamado imperador do Brasil, depois da independência, em 7 de Setembro de 1822. A sua coroação decorrerá em 1 de Dezembro seguinte, no Rio de Janeiro. Outra data importante, desta vez para a língua portuguesa.

27.9.06

PAZ, SIM!




Immortal Technique é um nome de peso do hip-hop norte-americano, que apesar do assédio das grandes editoras sempre fez questão de manter o controlo sobre a produção da sua música. Conhecido pelas suas opiniões contra o militarismo e o racismo nos EUA, volta a transformá-las em música neste videoclip "The 4th Branch"
OUVER AQUI:
http://www.youtube.com/watch?v=FRI4K3gELxk&eurl=

26.9.06

GERÊS


Há dias, na Pedra Bela, a 829 metros de altitude, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Apesar dos incêndios (mais a Oeste), a BELEZA ainda está para durar. Apesar das guerras e de todas as tontices acumuladas pela Humanidade, ainda é possível sorrir à sombra das árvores e ficar maravilhado perante um rio que corre lá ao fundo.

24.9.06

GUERRA




22.9.06

OUTONO




Começa hoje o Outono, às 22.23 horas, precisamente.
O dia é igual à noite, neste equinócio outonal.
Amarelecem as folhas, alimento da terra em repouso.
É tempo de dobrar o corpo para dentro.
É tempo de pensar no tempo.

17.9.06

CAÇA




Abre hoje, em Portugal, a caça à lebre e ao coelho.

Para os caçadores de Portugal, fica aqui um excerto da canção "La Chasse", do francês Henri Tachan:

"A Caça é a catarse nacional, a válvula de escape dos frustrados,
é a guerrazinha permitida aos homens em tempo de paz!

A Caça é a catarse nacional, é o coito dos frustrados!

A Caça é a catarse nacional, é o pequeno Vietname dos frustrados
!"

11.9.06

ENCONTRO DE BLOGUES




No próximo dia 30 de Setembro, Sábado, haverá mais um JANTAR da IRMANDADE BLOGUEIRA.

Local do jantar
Restaurante Alfredo, no Centro Cívico, em Carnaxide.
Preço 15,00 euros, por participante.

INSCREVE-TE AQUI.

8.9.06

O PCP e as FARC



Sequestrados das FARC
Para o PCP, as FARC são "uma organização popular armada que há mais de 40 anos prossegue, entre outros objectivos, a luta pela real democracia na Colômbia e por uma justa e equitativa redistribuição da riqueza, dos recursos naturais da Colômbia e da posse e uso da terra". Pasme-se.Revolte-se.
José Saramago chamou as FARC pelo nome, e disse que não eram uma guerrilha, mas sim bandos armados e que "eles não são comunistas. Talvez no início tenham sido, agora não". Sorria-se. Espante-se.
Vale a pena repetir as perguntas:
a) o PCP considera legítimo o sequestro de civis e a sua retenção, ao longo de anos, incomunicáveis na selva, ainda que em nome de uma "guerra popular"?
b) o PCP considera legítimo que em nome dessa guerra sejam estabelecidos laços com o tráfico de droga?
c) o PCP solidariza-se com o lançamento de bombas sobre civis indefesos e a provocação indiscriminada de mortes entre cidadãos inocentes?
c) o PCP condena ou não que uma cidadã em campanha eleitoral - que por acaso até estava a incomodar muito o sistema e os traficantes de droga - seja raptada e mantida em cativeiro durante vários anos?
d) o PCP exige ou não a libertação imediata dos sequestrados das FARC?
e) como é que um bando criminoso, terrorista e antidemocrático, pode enviar representantes a Portugal e, concretamente, à Festa do Avante?
f) O PCP perdeu de vez a razão que nunca teve e cola-se ao grupo dos desesperados que só com bombas e sequestros podem ainda agitar bandeiras.
Uma vergonha. Um nojo. Uma infâmia.

7.9.06

INGRID BETANCOURT




É nesta mulher que penso, quando o nome FARC desafina os meus ouvidos. Foi candidata independente à presidência da Colômbia, em 2002, e foi raptada pelas FARC durante a campanha eleitoral. Até hoje. Talvez esteja viva, não o sabemos. Sabemos é que, como ela, há muitos outros cidadãos nas mãos das FARC.
E quem são estas autodenominadas "Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia"? Um grupo terrorista, inimigo da democracia e das liberdades, uma horda de trogloditas que vive à sombra do narcotráfico.
E por que falo delas agora? Não porque a UE as considere, desde há muito, um grupo terrorista, que já sabemos que o são, mas porque estiveram representados na Festa do "Avante", no passado fim-de-semana. Um nojo. Um escarro. Uma infâmia.
Por este caminho, qualquer dia teremos o PCP a convidar o G.W.Bush!
Um nojo. Um escarro. Uma infâmia.

5.9.06

70 ANOS




Às nove e meia do dia 5 de Setembro de 1936, há precisamente setenta anos, morria este republicano espanhol, eternizado por Robert Capa.
Mais um momento para relembrar um tempo heróico em que milhares de homens lutaram pela República e pela legalidade democrática; tempo, ainda, para relembrar os golpistas franquistas e o terror institucionalizado que impuseram aos nossos vizinhos, durante quase quarenta anos. Com o ditador Franco à cabeça, é claro.

3.9.06

DE ESPANHA




Há boas notícias chegada de Espanha. Melhor ainda do que a vitória no Mundial de Basquetebol, hoje, no Japão, que deu a Espanha a medalha de ouro, é este anúncio feito ontem por José Luís Zapatero:
"As pensões mínimas, no próximo ano, subirão o dobro da média do aumento para todas as outras pensões. Significa que, em três anos, o aumento das pensões mínimas atingirá os 26%! Mais, ainda, este aumento corresponde a 1.500 milhões de euros, em apenas um ano, isto é, tanto como todos os aumentos das pensões mínimas que o PP fez em oito anos de governo!"
Quem não gostará de notícias destas, em nome de uma maior justiça social e de mais dignidade para os mais pobres?
Entretanto, em Portugal, tudo parece como dantes: triste, triste, triste.

31.8.06

NAGUIB MAHFUZ (1911-2006)




Deste escritor egípcio (Prémio Nobel da Literatura em 1988), ontem falecido no Cairo, fixo estas três frases:

1. "O sentido da vida não é independente da própria vida. Viver quer dizer comer, beber, dormir, amar, trabalhar, pensar. É este o sentido da vida." (Le Figaro, 1993)
2. "Quando se fala de consciência, fraternidade e justiça no mundo, algumas pessoas dizem que são apenas palavras que exprimem sonhos. Mas nem só os pesadelos podem tornar-se realidade; os sonhos também podem materializar-se." (El País, 2001)
3. "Dou graças a Deus por ser cego para não ver a morte das crianças palestinianas. Nunca pensei que Israel pudesse agir assim. Sempre tive deles um alto conceito, sempre os julguei um povo muito civilizado, incapaz de actuar de forma irracional." (El País,2000)

DIA MUNDIAL DOS BLOGUES




Iniciativa do bloguista israelita Nir Ofir, em 2005, este DIA DOS BLOGUISTAS ou DIA DOS BLOGUEIROS tem, apenas, um ano de vida. Ainda junta tudo no mesmo saco porque seria preciso distinguir, nesta longa e redonda rede, a Paz da Guerra, a Violência do Pacifismo, o Ódio do Amor, a Destruição da Construção...



30.8.06

30 de Agosto, Dia Internacional dos Desaparecidos




"Estimado amigo,
Estimada amiga,


Apesar da pressão internacional, o centro de Guantánamo continua a funcionar e os Estados Unidos não reconheceram a existência de centros secretos de detenção onde "prisioneiros-fantasmas" foram detidos de forma arbitrária, "desaparecidos" e expostos a sofrer torturas e outros abusos.

Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, países como o Paquistão, Nepal, Sri Lanka e os estados indianos de Jammu e Caxemira, sentem-se agora livres para fazer "desaparecer" as pessoas suspeitas de terrorismo ou simples opositores. Os desaparecimentos forçados constituem uma violação dos direitos humanos em si mesma que põe o "desaparecido" em perigo de sofrer novos actos de tortura e maus tratos.

Sami al-Haj, Abdul Malik Abdul Wahab e Mustafa Ait Idir foram prisioneiros-fantasmas dos Estados Unidos e, actualmente, estão presos no centro de Guantánamo. Se queres fazer alguma coisa, agora podes: faz-lhes ver, a eles, às suas famílias e às autoridades que os encarceraram, que muita gente em todo o mundo se lembra deles. Nós todos poderemos fazer com que a sua situação mude.

Presenteia-os com as tuas palavras, envia-lhes uma mensagem de alento, solidaridade e optimismo.


Obrigado pela tua solidaridade e apoio.

Esteban Beltrán
Director - Amnistia Internacional"

(Se não o fizeste acima, clica aqui: A MINHA MENSAGEM!)

21.8.06

LONDRES




O complô terrorista, presumivelmente, descoberto em Londres, em 10 de Agosto passado, dá que pensar. E parece não ter qualquer credibilidade. Quem o escreve é o romancista americano Thomas C. Greene. Seria preciso tempo, muito tempo: três horas na casa de banho de um avião!
Mas, para conhecer o texto, clique aqui, em inglês ou em francês.

15.8.06

CAÇA




Começa hoje a caça à rola.
E não só às rolas, coitadinhas.Também aos pombos-bravos, aos pombos-torcazes, aos pombos-rochas.
"A caça é o pequeno Vietname dos frustrados.
A guerrazinha permitida aos homens em tempo de paz."
(Henri Tachan)



'DOPING'




Durante dias, vibrei com os Campeonatos da Europa de Atletismo. E não só com os feitos dos portugueses ou com as suas medalhas. Com a beleza intrínseca de todas as provas. Agora, a notícia chega: descoberto um saco cheio de seringas utilizadas e ainda um outro com material para transfusões sanguíneas! E, na imprensa, fala-se mesmo em cocaína.A utilização de 'doping'parece vulgarizar-se.
Há dias, foi Floyd Landis, vencedor da Volta à França, que também segui com sublime prazer, como quase todos os anos.Uma tristeza. Um soco no estômago.
Agora, outra frustração lancinante. Estarão mesmo a matar todos os desportos? Onde está a punição dos responsáveis?

13.8.06

FIDEL




Ver o número de páginas que os jornais de hoje consagram ao 80.º aniversário de Fidel Castro dá que pensar. O "último ícone revolucionário", como alguém lhe chamou, atrai, ainda hoje, imaginários perdidos, sonhos desfeitos pela dura realidade.
Hoje,como todos os dias, vale a pena pensar nos mais de 300 presos políticos, dos quais valerá a pena salientar o grupo dos 75 dissidentes, presos em Março de 2003, quase todos intelectuais,jornalistas ou poetasdeseja? e quase todos condenados a 20 anos de prisão. Destes, relembro o poeta Raúl Rivero, entretanto libertado, por razões de saúde, graças ao pedido de Gabriel García Márquez. Quando saiu da prisão, Raúl Rivero disse: "Não guardo rancor nem ódio contra nada".
O que se deseja? Democracia, libertação dos presos políticos, liberdade de expressão e de opinião, liberdade de reunião e de formação de partidos políticos, eleições livres...Em suma, LIBERDADE. Ou um 25 de Abril 'à cubana'.

8.8.06

JORNAIS




FÉRIAS? É SEMPRE TEMPO DE LER!
JORNAIS? É AQUI:

http://www.pbrandao.net/imprensa.html
OU AQUI:
http://www.indekx.com/
E, EM LÍNGUA PORTUGUESA, O JORNAL DO INSTITUTO DE CULTURA ÁRABE:
www.icarabe.org

7.8.06

LÍBANO

Cada vez parece haver menos pontes para a Paz ou para a desejada Aliança de Civilizações.



31.7.06

MASSACRE




O MASSACRE, em Qana, no Líbano, vem provar, mais uma vez, que o exército israelita se comporta como um grupo terrorista: mata civis, indiscriminadamente, não poupando sequer as crianças.
Uma vergonha. Uma infâmia.
A memória, de facto, é curta. Como não lembrar aquela foto do gueto de Varsóvia com uma criança judia de braços no ar e as muitas que os nazis assassinaram? Como não chorar de revolta perante este terrorismo de Estado?

26.7.06

ESPINOSA




Nenhum dia é igual a outro e hoje, aqui sentado
neste banco de um jardim de Beja, deu-me para
pensar em ti, Baruch hebraico, Bento português.
O teu pai Miguel andou por aqui há quase quatro
centenas de anos. Parece que nasceu bem perto,
na Vidigueira das vinhas e do sol.

E tu nasceste em Amsterdão de pais fugidos à Inquisição.
Aprendeste a falar e a escrever português, a língua
de outros documentos da tua comunidade.
Quiseste saber mais do que o que te ensinavam e
foste excomungado, condenado ao banimento. Leio
agora o documento que te expunha à sombra dos homens,
que amaldiçoava as tuas horas de todos os dias,
o teu deitar e levantar, o teu entrar e o teu sair.

Mas os lugares por onde entravas ou saías
passaram a ser longe de Amsterdão - assim sorriste
à exclusão. Acusaram-te de liberdade, de pensamentos
perversos, de não acreditares que há só um povo escolhido
para a realização dos desígnios divinos.

Esta memória de ti leva-me às flores do campo:
- o teu túmulo merece uma papoila vermelha.


in "Um Segredo Guarda o Mundo", Pedra Formosa Edições

25.7.06

PAZ




"É preciso pôr fim imediato aos ataques contra civis. O governo israelita, o governo libanês, a Autoridade Palestiniana, Hezbola e os grupos armados palestinianos devem tomar urgentemente as medidas necessárias para por fim aos ataques que se estão lançando contra civis e bens civis. Tais ataques são uma infracção flagrante do direito internacional humanitário e constituem crimes de guerra."

Assim começa o comunicado da AMNISTIA INTERNACIONAL, solicitando assinaturas:

http://www.es.amnesty.org/actua/acciones/israel-libano-julio-06/




DIA DA PÁTRIA GALEGA




O dia 25 de Julho é o DIA DA PÁTRIA GALEGA, "a festa maior da Galiza, a festa de todos os galegos", como escreveu Castelão.

As origens desta celebração remontam a 1920, ano em que as Irmandades da Fala organizam o primeiro DIA DA GALIZA como acto de afirmação da identidade colectiva galega.

Nos finais da década de 60, as organizações nacionalistas começam a convocar concentrações em Compostela, em 25 de Julho. E, em 1973, começa-se a utilizar a expressão "DIA DA PÁTRIA GALEGA", denominação que, pouco a pouco, se vai consolidando e que se mantém na actualidade, embora se continue a utilizar também a expressão DIA DA GALIZA.

Neste 25 de Julho de 2006 -ano no que se comemoram 160 anos da Proclamação da Junta Superior do Governo da Galiza, em 1846, e 70 anos do Estatuto de Autonomia-, recordo aquele 25 de Julho de há alguns anos, em que vivi a FESTA galega do DIA DA PÁTRIA, em Compostela, e pude emocionar-me com as bandeiras portuguesas cosidas com as bandeiras galegas e, ainda, com os muitos vereadores que, num dos comícios numa das praças que rodeiam a Catedral, falavam à multidão na mesma língua que eu, o português.




18.7.06

OUTRO POEMA DE GUANTÁNAMO




SAUDADES DE TI, MÃE

Por Imad Abdullah Hassan

Tenho saudades de ti, mãe, e o meu coração está consumido.
Juro pela Criação inteira que não sei como falar-te.
De noite, nos meus sonhos sonâmbulos, sinto o teu amor
chamando-me: Onde está Imad?

Todos aqui receberam cartas que aliviam o seu coração.
Mas eu, sofrendo, vivo afastado, na minha solidão.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?