30.8.06

30 de Agosto, Dia Internacional dos Desaparecidos




"Estimado amigo,
Estimada amiga,


Apesar da pressão internacional, o centro de Guantánamo continua a funcionar e os Estados Unidos não reconheceram a existência de centros secretos de detenção onde "prisioneiros-fantasmas" foram detidos de forma arbitrária, "desaparecidos" e expostos a sofrer torturas e outros abusos.

Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, países como o Paquistão, Nepal, Sri Lanka e os estados indianos de Jammu e Caxemira, sentem-se agora livres para fazer "desaparecer" as pessoas suspeitas de terrorismo ou simples opositores. Os desaparecimentos forçados constituem uma violação dos direitos humanos em si mesma que põe o "desaparecido" em perigo de sofrer novos actos de tortura e maus tratos.

Sami al-Haj, Abdul Malik Abdul Wahab e Mustafa Ait Idir foram prisioneiros-fantasmas dos Estados Unidos e, actualmente, estão presos no centro de Guantánamo. Se queres fazer alguma coisa, agora podes: faz-lhes ver, a eles, às suas famílias e às autoridades que os encarceraram, que muita gente em todo o mundo se lembra deles. Nós todos poderemos fazer com que a sua situação mude.

Presenteia-os com as tuas palavras, envia-lhes uma mensagem de alento, solidaridade e optimismo.


Obrigado pela tua solidaridade e apoio.

Esteban Beltrán
Director - Amnistia Internacional"

(Se não o fizeste acima, clica aqui: A MINHA MENSAGEM!)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?