25.7.06

DIA DA PÁTRIA GALEGA




O dia 25 de Julho é o DIA DA PÁTRIA GALEGA, "a festa maior da Galiza, a festa de todos os galegos", como escreveu Castelão.

As origens desta celebração remontam a 1920, ano em que as Irmandades da Fala organizam o primeiro DIA DA GALIZA como acto de afirmação da identidade colectiva galega.

Nos finais da década de 60, as organizações nacionalistas começam a convocar concentrações em Compostela, em 25 de Julho. E, em 1973, começa-se a utilizar a expressão "DIA DA PÁTRIA GALEGA", denominação que, pouco a pouco, se vai consolidando e que se mantém na actualidade, embora se continue a utilizar também a expressão DIA DA GALIZA.

Neste 25 de Julho de 2006 -ano no que se comemoram 160 anos da Proclamação da Junta Superior do Governo da Galiza, em 1846, e 70 anos do Estatuto de Autonomia-, recordo aquele 25 de Julho de há alguns anos, em que vivi a FESTA galega do DIA DA PÁTRIA, em Compostela, e pude emocionar-me com as bandeiras portuguesas cosidas com as bandeiras galegas e, ainda, com os muitos vereadores que, num dos comícios numa das praças que rodeiam a Catedral, falavam à multidão na mesma língua que eu, o português.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?