31.10.05

JUSTIÇA




PARA REGISTO DA NOSSA VERGONHA COLECTIVA E DO ESTADO A QUE "isto" CHEGOU, REPRODUZEM-SE CONVERSAs ENTRE UM JUIZ, HOJE BEM COLOCADO NUM ORGANISMO 'IMPORTANTE' DA EUROPA, E A ARGUIDA FÁTIMA FELGUEIRAS (Cf. PÚBLICO, 31.10.2005)

Os conselhos

Almeida Lopes (AL) - Olha Fatinha, Fatinha!
Fátima Felgueiras (FF) - Agora sabes o que é extremamente positivo (...) é que não há nada, isto é, tem de se dizer claramente que na câmara municipal não há "saco azul", não há desvio de dinheiros, não há contratos fáceis, não há ilegalidades.
AL - Olha, Fatinha, "tás ai no gabinete?
FF - "Tou.
AL - "Tás sozinha.
FF - "Tou.
AL - Olha, vai tomando nota do que eu te vou dizer, porque a linguagem jurídica, a minha, é mais precisa, percebes, filha?
FF - Quem vai fazer isto vai ser o [advogado] Artur Marques, não vou ser eu. É o que mais faltava!
AL - Ehhh, é preciso, sabes porquê, olha, eu tenho aqui os elementos, nomeadamente a tua perda de mandato em 1990, em que o processo foi arquivado porque se dizia que tu não tinhas interesse por ti, não tinhas interesse pessoal e directo.
FF - Era, é.
AL - Pronto e a gente o que se deve dizer é o seguinte: não basta ter qualquer interesse, é preciso que seja um interesse directo, um interesse pessoal. Ora, no caso concreto, o interesse foi da pessoa que requereu o loteamento [do Bustelo].
FF - Exacto.
AL - E tu tens milhares de processos à frente, nem reparaste que pessoa era quando decidiste. Não reparaste, nem tinhas obrigação de reparar, porque não vinha em nome do teu marido.

Procurar dar um golpe de rins

FF - Esta semana fui ao tribunal... [por causa dumas coimas aplicadas pela câmara]
AL - Sim.
FF - Eu "tive lá a ser ouvida e a minha apreciação, ó pá, eu estava lá e olhava, pá, aquela juíza e dizia assim, como é que tu tens condições para decidir o que quer que seja em relação a isto, tu não percebes boi disto. (....)
AL - Ehh, Fatinha, ehh, queria pedir-te duas coisas.
FF - Então diz.
AL - Ehh, logo que tu tenhas conhecimento da decisão do secretário de Estado, tu diz-me imediatamente, sabes porquê? Porque se ele decidir mandar pò tribunal administrativo, eu quero ir imediatamente falar com o Ministério Público aqui do tribunal administrativo.
FF - Hum, hum.
AL - Porque eu vou procurar dar um golpe de rins, a ver se ainda consigo evitar (...) como foi da outra vez há dez anos, percebes?

Não conheces o juiz?

AL - Ontem já entreguei ao Zé [ex-marido, Sousa Oliveira] o recurso para ir pà relação.
FF - Hum, hum.
AL - Que Deus toque no coração do juiz que vai decidir isso.
FF - Mas tu não conheces o juiz, nem tens nenhuma relação? (...)
AL - É impossível, filha, a que porta é que eu vou bater, eu sei lá, filha, percebes?
FF - Podíamos falar ó...
AL -Vou-te dizer, péra aí, já não é a primeira vez que eu procurei fazer alguma coisa, dá ao contrário. Se tu pedes é porque és culpado, percebes?
FF - O que eu sei é que se eu, sendo tu um juiz, te fosse pedir o que quer que fosse, não tenho dúvida nenhuma que tu actuarias de me corresponder.
AL - Claro.
FF - E portanto quando as pessoas estão assim em termos dessa posição ou se conseguem colocar, acho que devem utilizá-la.

30.10.05

Terramoto




Aproveitando a chuva necessária que cai lá fora, fico-me pelos textos de Voltaire, de Rousseau e de Kant sobre o terramoto de Lisboa de 1755.
Tudo parece mais leve. Voltaire, com o "Cândido" e o "Poema sobre o Desstre de Lisboa"; Rousseau, com a sua "Carta sobre a Providência" e Kant com os seus "Escritos sobre o Terramoto de Lisboa", trazem qualquer coisa sentida sobre Portugal.
É que hoje tudo parece cinzento e falar de Portugal é aumentar a depressão profunda em que estamos mergulhados.
Nem o "optimismo" de Pangloss nos poderá salvar desta realidade atroz e quase infame.

26.10.05

Mário Soares




Confirmei no terreno esta sondagem inesquecível:
Mário Soares perdeu o apoio de milhares de professores só por ter na sua Comissão de Honra a ministra da educação (tudo com minúsculas). Ao mandar professores do 2.º e do 3.º ciclos vigiar criancinhas entre as 15.30 e as 17.30, sem respeito mínimo pela legalidade (Estatuto da Carreira Docente), pela dignidade profissional e por todos os alunos que precisam de professores motivados e que lhes dêem apoio, a ministra conseguiu chegar ao topo do reaccionarismo mais serôdio.
Fora o resto, claro, como a transformação dos professores em funcionários vigilantes, não sendo essa a sua função nem o seu estatuto profissional.
Um desastre, Mário. Uma vergonha. Uma infâmia.
E falta contabilizar os outros ministérios e o desgaste desta colagem desnecessária ao PS. A caminho da derrota.

25.10.05

UNESCO - 2




Extractos da Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expresões Culturais, adoptada pela UNESCO, em 20 de Outubro de 2005.

Artigo 1.º - A cultura constitui o património comum da humanidade e deve ser reconhecida e afirmada em benefício das gerações presentes e das gerações futuras.

Artigo 6.º - A liberdade de expressão, o pluralismo dos médias, o multilinguismo, a igualdade de acesso às expressões artísticas, ao saber científico e tecnológico - compreendido também sob a forma numérica - e a possibilidade, para todas as culturas, de estarem presentes nos meios de expressão e de difusão, são os garantes da diversidade cultural.

24.10.05

BUSH

Sinceramente não sei se foi um ataque do Bush a este blogue.
Aqui, entre branco e branco, fico à espera para ver.

21.10.05

UNESCO - 1



A embaixadora dos EUA, quando votou contra (com Israel) a Convenção sobre a Diversidade Cultural
Vejamos: um país com coqueiros e gente subindo, brando e saltitante, perto da histeria galopante.
E da Vitória, com o tal v minúsculo.
Que país é este?

Ainda antes da meia-noite, com o Wilma rompendo o golfo do México, Cuba e a Florida, fico aqui, num silêncio muito português:
onde está a consciência dos sentidos dos mundo?

É que há poucas horas (quinta, 20 de Outubro) foi aprovada a Convenção da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, ao fim de um vivo debate, com dois votos contra: Estados Unidos e Israel, absolutamente isolados entre 154 países.
Houve, mesmo assim, quatro abstenções: Austrália, Nicarágua, Honduras, Libéria ( pensemos nestes países, na dependência ou na miséria).

A Convenção, proposta e desejada pela União Europeia e pelo Canadá ( viva a cooperação e a diversidade positiva!), visa preservar a diversidade cultural, promovendo as tradições étnicas e línguas minoritárias e protegendo as culturas locais dos efeitos negativos da mundialização, segundo a UNESCO.

Da imprensa nacional, silêncio, nem falar.
A cultura ou os factos culturais vivem nas margens de um país à procura de si.

Como se um país dependesse de uma subida aos coqueiros.




19.10.05

SEBASTIÃO SALGADO










São três fotografias de Sebastião Salgado, com a sua permanente e real comoção.
E é o blogue 'O Escrevinhador Diário' que nos dá esta tão densa sensação.

18.10.05

>


A Amnistia Internacional espera por nós.

17.10.05

HAROLD PINTER




Nasceu há 75 anos, num dia 10 de Outubro, em Londres. E o seu nome "Pinter" é um desvio de "Pinto", bem português, ou, como ele costumava apresentar-se: "Sou um judeu de origem portuguesa". Agora, este dramaturgo inglês, autor de mais de trinta peças de teatro, é PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA - 2005. Começou em 1957 com "The Room" e a última peça é de 2000, "Remembrance of Things Past".

"As personagens de Pinter exprimem exactamente aquilo que lhes vem à mente e muitas vezes emerge directamente do inconsciente. Pode acontecer que isso nada tenha a ver com a acção ou com o que acaba de dizer a outra personagem. Para dizer a verdade, não há diálogo.As personagens de Pinter só se revelam aos poucos e de uma maneira incompleta: esse é o trabalho do actor." (Mervyn Jones)

Para saber mais, inclusive a sua recepção em Portugal, vale a pena visitar o sítio oficial de H. Pinter e o dos Artistas Unidos.

16.10.05




Parece evidente e muito mais simples. É tempo de decidir e acabar com a vergonha, o encobrimento e a hipocrisia. Se o referendo sobre o aborto fica adiado, por que não aprovar a lei na Assembleia da República e avançar? O PS deve assumir-se e deixar as meias-tintas e as contínuas cobardias.
A notícia aí está, nos jornais de hoje:
"Os partidos à esquerda do PS - BE e PCP - consideram que os portugueses não podem esperar pelo fim do próximo ano para participar num referendo sobre o aborto e, por isso, defendem que a Assembleia da República deve assumir as alterações à lei do aborto."
Que as assuma!

CONVÍVIO




Através deste animadíssimo fulgor ( retirado ao " SAIS MINERAIS "),uma saudação para todos os blogueiros que conviveram na noite de Carnaxide, em demanda de um ABC, no caminho da FRATERNIDADE!
Ainda mais rápida que a sombra, esta mensagem para todos os que estão no mesmo navio de múltiplas viagens!

14.10.05




ESVAIR-SE

Na mancha que alastra, desaparece a festa
do mundo. Entre metais ao rubro, a alquimia:
- do chumbo chegar à obra cantante.

Arde e consome-se incessantemente
na tela uma boca deserta, uma nuvem negra
durando à superfície, à espera de anoitecer.

Então, a obra adormece - a chuva limpa o excesso
e chega outra mancha que alastra na mesma tela:
o sangue a cair da carne - um interminável fervor.


Firmino Mendes, in "Um Segredo guarda o Mundo"

10.10.05

ELEIÇÃO




As autárquicas foram-se e vale a pena referir o orgulho ferido do PS.
A supremacia e o triunfalismo caem nas urnas.
O PS não quis coligações à esquerda e aí está o desastre!
Pode ser que a humildade ressalte e que este cartão amarelo leve o PS a pensar nas pessoas que mais tem trucidado: funcionários públicos, professores, agentes do Estado.
E sobre os três populistas que venceram, silêncio.
Envergonham Portugal.

6.10.05

AMNISTIA

Até domingo e, depois, para além dele, estaremos com todos os que vivem sem direitos e liberdades!
Visitar a
AMNISTIA INTERNACIONAL é um dever!
E a SECÇÃO PORTUGUESA também precisa de nós!

5.10.05

LISBOA

Não sei se Lisboa é assim mas hoje foi assim: republicana, povoada de afectos, quase inteira.
De manhã, António José de Almeida, o Alto de S. João, A REPÚBLICA, Machado Santos, o almoço no Centro Republicano Almirante Reis, na Rua do Benformoso, onde Machado Santos foi iniciado na Carbonária.
E,depois,a memória: a manifestação na António Maria Cardoso, em frente da antiga sede da PIDE. Morrerá a memória. Ficará um condomínio fechado. Que os meus dias não me levem a cruzar com os condominiopacientes.

VIVA A REPÚBLICA!




Há 95 anos, foi implantada a República em Portugal.
A igualdade de direitos e deveres ou a igualdade perante a lei de TODOS os cidadãos é um dos valores republicanos que interessa hoje recordar.E não tem só a ver com a necessidade de aprofundar HOJE os valores da Justiça, da Educação ou da Solidariedade Social.
Nenhum filho de rei é mais do que outro filho qualquer!
A monarquia vive de uma contradição: a defesa dos direitos humanos ("Todos os Homens nascem livres e iguais")e a existência de príncipes e princesas que são mais iguais do que os outros!
Hoje, vamos lembrar a República, com todos os seus triunfos e erros. Na casa comum da "coisa pública", um grito: VIVA A REPÚBLICA!

4.10.05

PARIS




Para fugir desta campanha insonsa e desenxabida,doente e corroída por quatro arguidos e por não sei quantos corruptos, misturo-me aos 150 000 manifestantes que acabaram agora de percorrer Paris. Das 14.30 H (13.30 H,em Lisboa)até agora, houve gritos, festa, cidadania ao vivo, vontade de fazer democracia viva.
Daqui, aquele abraço solidário para os espezinhados funcionários públicos e para todos os que viram cortadas as suas esperanças acumuladas, ao longo de muitos anos.
O PSD/CDS e o PS merecem um olhar lateral. Em nome da dignidade.
VIVA A REPÚBLICA!

1.10.05

DIA DA MÚSICA




MÚSICA

Soaram alguns acordes no jardim das delícias e
atravessaram todas as fronteiras - uma festa de música
no planeta, um lume forte para sentir o calor da terra.

Porque não há música sem movimento, este
tomou conta do mundo e os objectos despojados
de glória retomaram outras linhas e danças iniciais.

Era a hora de transfigurar as coisas estáticas e
dar-lhes outras formas - uma metamorfose eterna
capaz de tornar os corpos irreconhecíveis.

Correm, agora, pela música as respirações apressadas
- o jardim das delícias vive de estremecimentos,
convulsões, delírios - e as formas vacilam no silêncio
- como o que leva à casa afastada dos pássaros da noite.


Firmino Mendes, in "Um Segredo Guarda o Mundo"

Porque hoje é o Dia Mundial da Música.
Porque o silêncio também é música.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?