1.3.05

"VOYEURISMO"







É impressionante o número de revistas cor-de-rosa ou de espreitadelas na vida dos mais ou menos famosos. Sem esquecer alguns jornais (mais pasquins do que jornais). E os programas do tipo "Big Brother" ou "Quinta das Celebridades". E os boatos que "espreitam" a vida privada das figuras públicas, como acontece com Santana Lopes, Paulo Portas ou José Sócrates. Um desatino!
De onde nos vem esta tendência mórbida para a maledicência e para aparar a boataria mais ou menos "voyeurista"? Será só um caso de falta de cultura? Parece que não.
Dei comigo a pensar e a tentar compreender esta costela reptiliana e reaccionária,ao ler um textinho sobre o 'caso':


"O 'voyeurismo' é a atracção de um indivíduo por observar outras pessoas. Estas pessoas podem estar a ter relações sexuais, estar nuas, em trajes menores ou estar vestidas não importa de que maneira que o "voyeur" acha excitante. As práticas "voyeuristas" podem tomar várias formas, mas a sua característica principal é que o "voyeur" não interage directamente com o sujeito do seu "voyeurismo" (frequentemente ignorando que é observado), antes observando o acto de longe, olhando por uma abertura, utilizando meios técnicos como os binóculos, um espelho, uma câmara, etc.
(...)
Por extensão, o termo é igualmente utilizado num contexto não sexual: por exemplo, fala-se de "voyeurismo" do telespectador face a imagens ou acontecimentos que tocam pessoas na sua intimidade ou na sua carne."
(in Wikipedia)



Comments:
Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?