26.2.05

AMNISTIA INTERNACIONAL DE LUTO











"O fundador da Amnistia Internacional, Peter Benenson, morreu ontem à noite, aos 83 anos, no Hospital John Radcliffe, em Oxford, anunciou hoje a organização de defesa dos direitos humanos sedeada em Londres.

A morte do fundador da Amnistia Internacional, Peter Benenson, significou o desaparecimento de um símbolo e um homem que se diferenciou na luta pelos direitos humanos pela preocupação com o indivíduo, disse hoje uma responsável da organização.

"Temos de ver os direitos humanos como um todo, mas temos também de nos preocupar com os indivíduos. Esta foi a marca que Peter Benenson legou à posteridade", declarou a directora da secção portuguesa da Amnistia Internacional (AI).

Cláudia Pedra lamentou este momento "triste" e definiu Peter Benenson como "um homem que achava que era preciso agir. Falava-se de violações dos direitos humanos, mas na altura pouco se fazia".

A dirigente sublinhou que a AI "é a única organização deste género em que as preocupações estão centradas no indivíduo".

"Além de denunciar situações de violação dos direitos humanos e de intervir para melhorar a legislação, por exemplo, pretendemos ajudar os indivíduos que sofrem violações dos direitos humanos", acentuou.

Nestes 44 anos de actividade, continuou, a AI tem estado empenhada "na luta pelos direitos humanos e em salvar pessoas".

Foi um acontecimento ocorrido em Portugal que levou Peter Benenson a criar a AI em 1961, depois de ter lido um artigo que relatava a detenção de dois estudantes que tinham feito um brinde à liberdade num café de Lisboa."( in PÚBLICO)

Fica um enorme silêncio. Mas fica uma obra do tamanho do mundo: A AMNISTIA INTERNACIONAL.Ou a força de lembrar todos os olvidados: os condenados à morte, os presos por pensarem de outro modo, os torturados, os humilhados,os escravizados, os absolutamente sós.

Comments:
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?