24.3.06

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA




MAIS UMA BOA NOTÍCIA.
O Museu da Língua Portuguesa, primeira instituição específica no mundo,foi,há dias, inaugurado em São Paulo."O principal objectivo do Museu da Língua Portuguesa é mostrar que a língua é elemento fundamental e fundador da nossa cultura. Ele será o lugar de celebração e valorização da língua portuguesa, um espaço dinâmico, lúdico, interactivo, onde os falantes do português terão uma vivência de identificação cultural com sua língua materna», diz o texto que define o projecto.
Não foi à toa que o museu foi instalado na Estação da Luz, no coração do centro histórico de São Paulo. A Luz foi o ponto de encontro, a partir de 1901, quando foi inaugurada, de brasileiros e imigrantes. A estação era o primeiro contacto de famílias estrangeiras que vinham do Porto de Santos com o português falado pelos brasileiros.


Vale a pena visitar esta ESTAÇÃO DA LUZ e ter o sublime prazer de ler textos fundamentais para compreensão da evolução da nossa língua: a "Notícia de Torto" (1214-1216), o "Testamento de D.Afonso II" (1214), a "Flos Sanctorum" (séc. XIV),a celebérrima "Carta do Achamento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha (1 de Maio de 1500),uma carta de D. João III e muitos outros documentos que nos ajudam a transmitir, a partir dos textos originais, o espírito do tempo em que foram escritos.
A partir de agora, mais um motivo para ler e aprofundar a língua portuguesa, uma das mais faladas no Planeta: "O português é a quinta língua mais usada no mundo. A ela e a seus quase 200 milhões de usuários é dedicado este Portal."

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?