13.2.06
AGOSTINHO DA SILVA

Há 100 anos nascia, no Porto, o pensador/filósofo/pedagogo Agostinho da Silva.
Ficam dele algumas obras, muitas entrevistas e, sobretudo, uma liberdade cheia, capaz de afrontar poderes e espartilhos. Neste sentido, era um utópico-anarca, capaz de viver sem Bilhete de Identidade e sem Número do Contribuinte. Um espanto! Daí a sua mensagem socrática de desprendimento e de luta pelo acto de pensar.
Fixemos, ainda, a sua oposição ao bafiento fascismo salazarista que lhe valeu a prisão pela PIDE, em 1943, e a consequente saída para o exílio, no Brasil.
Obras
Sentido histórico das civilizações clássicas, 1929; A religião grega, 1930; Glosas, 1934; Sete cartas a um jovem filósofo, 1945; Diário de Alcestes, 1945; Moisés e outras páginas bíblicas, 1945; Reflexão, 1957; Um Fernando Pessoa, 1959; As aproximações, 1960; Educação de Portugal, 1989; Do Agostinho em torno do Pessoa; Dispersos, 1988.
“São meus discípulos, se a1guns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”.
Agostinho da Silva

Comments:
<< Home
Que se repitam, sempre, os ensinamentos do Mestre. Penso ser propositada a sua intenção. Se foi, Parabéns.
Se não foi, Parabens pelo "erro".
jc
Se não foi, Parabens pelo "erro".
jc
Keep up the good work Chevrolet tahoe carpeting 1956 chevrolet belair http://www.family-divorce-child-custody-adoption.info/divorce-case-study-one-person-wants-the-divorce.html chevrolet 2002 Zocor tablets drug information zocor tablets Carton blow dryers
Enviar um comentário
<< Home