8.1.06

POEMA




NA VÉSPERA DA REBELIÃO

A minha mala, na véspera da rebelião
tinha quatro peças de roupa e alguns
objectos de improvável necessidade:
um lápis, dois cadernos, três livros.
Os artigos de higiene estavam acomodados
numa bolsa de couro forrada a seda
que a minha avó me tinha oferecido
e que tinha sido do meu avô
na primeira guerra mundial
- morreu na batalha de La Lys.

A boina preta dava-me o porte necessário
para conseguirem pensar que era mesmo a sério
e que o analfabetismo nacional cairia
no dia seguinte, como veio a acontecer
com a revolta das massas letradas
que cada vez tinham menos leitores
para consumir tudo o que produziam.
Os jornais do país dedicaram páginas
à fuga em massa dos analfabetos:
“ Emigração na ordem do dia ”.


Firmino Mendes, in "Um Segredo Guarda o Mundo"

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?