16.1.06

MICHELLE BACHELET




"MULHER, SOCIALISTA, DIVORCIADA, AGNÓSTICA", eis como se define a si mesma Michelle Bachelet, a primeira mulher chilena a chegar à Presidência da República. Acumulando estes quatro "pecados", como ela própria gostava de dizer, o Chile dá um passo em frente na democratização. É que no Chile, o aborto, mesmo terapêutico, é ainda um crime,o divórcio foi legalizado há apenas dois anos e 60% das mulheres são domésticas.
Apesar de tudo, Bachelet venceu a segunda volta, com 53,5% dos votos, vencendo o candidato do centro-direita,Sebastián Piñera.

Michelle Bachelet é um exemplo de que a democracia pode vencer e os ditadores caminham inexoravelmente para o caixote do lixo da história: o seu pai, Alberto Bachelet,fiel a Salvador Allende, foi assassinado, sob tortura, em 1974, pelos esbirros de Pinochet e Michelle sofreu a prisão e a tortura com a sua mãe, no famoso centro Villa Grimaldi, onde morreram muitos democratas, sob tortura.Depois, conheceu o exílio, como milhares de chilenos.
Os ventos,na América Latina, sopram, de facto,do lado da Liberdade.

Comments:
Ya ves, la lucha que tanto dolor nos hizo vivir ahora nos entrega la realización de nuestros sueños, que serán posibles con tolerancia y amor. ¿Quien nos dirá un día que Michelle es nuestra Hermana? No me extrañaría leyendo entre lineas sus discursos y su coherencia entre el hacer, el sentor y el decir.
Nunca olvidaré este mensaje tuyo que ya he guardado como recuerdo de uno de los días mas bellos y mas impresionantes que me han removido el alma, llevándome a 33 años atrás, y de vuelta a un momento ern que hay un nuevo amanecer en el oriente. Mil besos Lila
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?