5.7.05

G8 E QUIOTO

>


A Cimeira do G8, a decorrer na Escócia, serve para mostrar como os países ricos continuarão a borrifar-se para o Planeta Terra.
Para além de mil e um problemas que atravessam a Humanidade, o do aquecimento global é, de facto, um dos mais graves. Se a Terra morrer, ninguém lhe sobreviverá. Talvez só as formigas.
Que fazer, então?
Os países ricos são os mais poluidores, como é evidente, e os Estados Unidos ocupam, com um substancial avanço, o primeiro lugar na emissão de gases com efeito de estufa. Seguem-se-lhe, em toneladas per capita, Canadá, Rússia, Alemanha, Grã-Bretanha, Japão, Itália e França.
OS EUA ABANDONARAM O PROTOCOLO DE QUIOTO ( QUE IMPÕE A REDUÇÃO PROGRESSIVA DE EMISSÕES), EM 2001, POR DECISÃO DO ACTUAL PRESIDENTE.
É que Bush não aparece apenas como o bélico ocupante do Iraque, o que, em nome da luta contra o terrorismo, desfaz os direitos o Homem e tem campos de vergonha como o de Guantánamo. Também defende a tese de que a redução de emissão dos gases com efeitos de estufa prejudica a economia americana. E aí estão eles a aumentá-la, enquanto o Japão, por exemplo, vai fazendo um pequeno esforço no sentido contrário ( lembram-se da campanha "sem gravata", liderada pelo primeiro-ministro japonês, porque, baixando o ar condicionado,reduzimos a emissão de gases perniciosos?).

É tempo de pensar nos males todos que Bush tem feito a este frágil Planeta. É tempo de não esquecermos nada, nem o Iraque nem a Palestina, nem o Afeganistão nem Guantánamos. NEM QUIOTO.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?