29.6.05

GALIZA






A vitória do PSG (Partido Socialista da Galiza) e do BNG (Bloco Nacionalista Galego), somando 38 deputados no Parlamento Autónomo, em Santiago de Compostela, acaba com o consulado de Fraga Iribarne e do PP (Partido Popular).
É o fim de uma era e corresponde a varrer o PP do poder em toda a Espanha.




Fraga Iribarne é o último dinossauro de uma época de negrume, como foi a ditadura franquista.Ministro da Informação e Turismo de Franco, foi responsável pela censura à imprensa e pelo estado de emergência, a quando do garroteamento de patriotas bascos. Dessa época de chumbo ficam alguns retratos nos filmes de Almodôvar, o mesmo que, há anos, confessava ao 'Expresso' continuar a espantar-se por "ser possível um filho da puta, como Fraga Iribarne, ser o Presidente de um governo regional."



A GALIZA aí está para a festa. Irmã que um rio separou, ei-la pronta a sacudir algumas teias de aranha e a singrar no caminho da Liberdade e da Democracia, sem a batuta de um apaniguado franquista que a História ainda não teve a coragem de julgar.





Oxalá os galegos possam varrer os restos da tralha franquista que ainda resta (incluindo estátuas do ditador e seus biltres) e construir a UNIDADE ainda difícil (basta reparar que o PP ainda escreve 'GALICIA', como em castelhano, enquanto o BNG escreve 'GALIZA', como em português, para não falarmos de outros aspectos linguísticos que, às vezes, arrepiam, como cicatrizes inedeléveis de um longo tempo em que o falar galego era proibido).
De Portugal, um sorriso para as rias, para as bateias onde crescem mexilhões e vieiras, para Castelão, Rosália de Castro, Manuel Maria e muitos mais que não puderam ver estes dias de Junho, sempre com a música de Emílio Cao, Uxía e muitos outros, como fundo.
E para as dezenas de amigos galegos, da Ilha de Arousa até à Corunha, aquele abraço!




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?