16.2.04

Michel Rocard



Nunca tive grande simpatia pelo ex-líder do PSFe ex-primeiro-ministro francês, Michel Rocard. E a França também pareceu esquecê-lo facilmente. Como esqueceu Jospin, por exemplo.
Mas Rocard continua vivo e foi um artigo publicado ontem, no PÚBLICO, que me trouxe a recordação de uma voz que, afinal, parece atenta e capaz, ainda, de se situar lucidamente no meio do pântano da vassalagem ao bushismo. Valham-nos algumas ideias desta "Carta Aberta aos Candidatos Democratas à Presidência dos EUA":

1. "(...)a Administração Bush assusta-nos. O conceito de guerra preventiva é veneno para inflamar precisamente o choque de civilizações vaticinado háuma década e que deve ser evitado. A fé muçulmana conta com mil milhões de homens e mulheres em todo o mundo entre os seus seguidores. Cinco por cento deles declararam guerra à nossa civilização e estão prontos a matar para acabar com o domínio ocidental. Noventa e cinco por cento dos muçulmanos, incluindo amaioria dos seus líderes religiosos, querem apenas viver em paz e pôr termo à longa humilhação do islão, que só o advento da democracia e do desenvolvimento no mundo muçulmano pode tornar possível.
O terrorismo tem de ser combatido separando estas duas faces do mundo muçulmano e não juntando-as. É a segurança da humanidade que está em jogo."

2. "A retirada unilateral da América do Presidente Bush de todos os principais fóruns internacionais da actualidade - sobre desarmamento, proliferação nuclear, eliminação de paraísos fiscais, comprometendo os recursos de países socialmente responsáveis, crime organizado internacional, alterações climáticas, papel dos Estados Unidos na manutenção da paz e luta contra a pobreza em África e no resto do mundo - agrava a hoste de riscos que pairam no planeta que todos nós habitamos."

3."Em nome da civilização não têm o direito de perder (nas eleições de Novembro, frente a Bush).
Boa sorte."


Talvez eu tenha sido levado por este desejo que toca qualquer democrata lúcido: o da vitória do Partido Democrático, nas próximas eleições presidenciais americanas. Isso é o essencial. Ou, visto de ângulo diferente, importa a derrota de Bush e dos neo-conservadores americanos. Devem pagar pelas mortes que causaram em nome de uma mentira. Deveriam responder perante um Tribunal Internacional por crimes contra a humanidade. Porque o Planeta não está mais seguro. Porque o veneno corrói por fora e por dentro. Porque o cinismo vem vestido com cores de malva. Para enganar papalvos.

Continuamos à espera das desculpas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?