20.1.04
Eleições Americanas
A eleição do próximo presidente americano interessa-nos a todos, claramente. É o Planeta que, ansiosamente, espera o retorno à paz. E poderá ser Novembro esse mês da mudança, se o guerreiro George W. Bush for derrotado. E nessa derrota reside um pouco da nossa esperança. E, por isso, qualquer que seja o candidato, o Partido Democrático tem nele os olhos de todos os que querem ver a Terra pacificada e os conflitos mundiais atenuados.
Ontem, realizaram-se as eleições primárias no Estado de Iowa. Venceu John Kerry, senador pelo Massachusets, casado com a portuguesa Teresa Simões Ferreira, hoje conhecida como Teresa Heinz Kerry. Mas tudo está, ainda, no início. Kerry poderá ser o vencedor, é claro, mas os pratos da balança parecem inclinar-se para Howard Dean, médico de profissão, crítico da guerra no Iraque, e que tem como palavra de ordem:"represento a ala democrata do Partido Democrata". Ou para Wesley Clark, agora apoiado por Michael Moore e por Madonna. Ou para Dick Gephard, ontem derrotado, com menos votos que John Edwards, o "imberbe".
Qualquer que seja o candidato democrata, Bush deveria ser derrotado. Se assim for, o mundo descomprimirá e os falcões terão de esperar por melhores dias. Mesmo os nossos "catitinhas das guerras", com alguns lambe-botas no comando mediático. Engravatadinhos e tudo. Como os vendedores de automóveis.