21.5.06

FRIDA KAHLO



"A Coluna Partida" (1944)
Fechou hoje ao público a Exposição de FRIDA KAHLO (1907-1954) que, desde 24 de Fevereiro, esteve exposta no Centro Cultural de Belém (CCB). Foram muitos dias de prazer para mais de 70 mil pessoas.
Como despedida, embrulhado numa visita guiada de mais de vinte pessoas, fui ver. Ou sentir, como Frida queria. Misturando tintas e dores.

Do texto:
"Depois da Tate Modern, de Londres, e da Fundación Caixa Galicia, em Santiago de Compostela, é a vez de Lisboa receber a maior e mais completa exposição sobre Frida Kahlo realizada nas últimas décadas, com obras provenientes do Museu Dolores Olmedo, no México a colecção mais importante que existe no mundo sobre a genial artista mexicana.
Entre 1926, quando pintou o seu primeiro auto-retrato, e a sua morte em 1954, Kahlo produziu cerca de 200 imagens. A sua relação com o muralista Diego Rivera, com quem casou, constituiu o lançamento inicial da sua carreira, que no entanto se consolida pela sua força e qualidade.

Numa época de grande ebulição, em todos os sentidos, as importantes mudanças sociais e culturais não deixam de influir na vida e obra de Kahlo, que fez da sua vivência pessoal o tema principal dos seus quadros.

Amante da cultura mexicana, em especial do mundo Azteca, esta artista autodidacta, descreveu o seu drama pessoal de forma muito crítica, através da figuração e da côr que utilizou de forma vibrante. Os seus quadros reflectiam o momento pelo qual passava e, apesar de muito "intensos", não eram Surrealistas como frequentemente foram designados - "Pensaram que eu era Surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade.
Aos 16 anos, quando seguia para a escola num autocarro, sofreu um acidente de viação que a forçou a ficar acamada durante muito tempo, mas essa situação infeliz proporcionou as condições para começar a pintar.

Devido ao grave acidente sofrido, a artista passou grande parte da sua vida imobilizada, foi alvo de diversas operações, não conseguiu ter filhos, como muito desejou, e padeceu sempre de dores fortes.

Este sofrimento é expresso em quadros como "A Coluna Partida" (1944), "O Camião" (1929), "Unos Quantos Piquetitos" (1935), "Hospital Henry Ford" (1932) e "Auto-Retrato com Macaco" (1945)."

Comments:
O sofrimento pintado.

Bj,
 
Eu vi !
E logo quando abriu a exposição porque estava ansiosa para apreciar a obra desta artista que admiro há muito e de que não é fácil vermos coisas.
A distância é enorme e aqui a este nosso cantinho é raro aparecerem estas preciosidades.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?