23.11.05
A Rainha-da-noite
Seduzido por esta flor nocturna, decidi
trocar as voltas aos dias
e cuidar do amor.
Rainha-da-noite ou flor-da-noite: o nome popular desta cactácea foi inspirado no comportamento das grandes flores brancas (alguns exemplares podem medir até 30 cm de diâmetro) que a planta produz - a flor do Hylocereus undatus tem hábitos nocturnos, desabrocham ao anoitecer e ficam abertas até ao nascer do sol.
Esta espécie apresenta caules divididos em artículos e produz grande quantidade de ramos. Com a ajuda das suas raízes aéreas, este cacto é capaz de subir como uma trepadeira ou de se fixar ao solo. Cultivada em condições adequadas, a planta começa a florescer a partir do terceiro ano.
FICHA DA PLANTA
Nomes populares: Rainha-da-noite, flor-da-noite
Nome científico: Hylocereus undatus ou ut amore
Origem: Provavelmente Índia (talvez Terra, como o amor)
Luminosidade: A planta necessita de luz solar plena (como o amor).
Temperatura: A rainha-da-noite não suporta locais muito frios, embora suporte até 13°C, a faixa de temperatura ideal para o seu cultivo fica entre 18 a 32°C (como o amor).
Solo: A mistura de solo ideal é a de 1 parte de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 2 partes de areia (como o amor).
Regas: Deve-se evitar o excesso de água. Recomenda-se aguardar que o solo seque na superfície, antes de fazer outra rega. Floração: do final da Primavera ao início do Outono ou todo o ano (como o amor).
Propagação: Estacas de caule (como o amor).
Dicas de cultivo: Recomenda-se replantar a rainha-da-noite a cada 2 ou 3 anos, dependendo do tamanho da planta. Ou sempre (como o amor)
Comments:
<< Home
Assumo, desde logo, que este comentário nada tem a ver com o teu texto. É só para dizer que só hoje soube deste teu blogue. Prometo aparecer por cá mais vezes. Um abraço. Casimiro Silva
Enviar um comentário
<< Home