4.11.05

CAMPOS DE TORTURA?




A notícia aparece no DIÁRIO DE NOTÍCIAS, de hoje, assim, crua,fria,arrepiante:

"A Comissão Europeia recordou ontem aos Estados membros e candidatos à União Europeia (UE) que estão sujeitos às convenções sobre Direitos Humanos e Tortura, perante alegações de que alguns estarão a acolher prisões secretas da CIA.

A par desta posição preliminar, a Comissão indicou que irá proceder a averiguações sobre as notícias quanto a tais prisões para onde os suspeitos de terrorismo seriam transportados e submetidos a interrogatórios violentos.

Segundo o jornal britânico Financial Times, um director da organização não governamental Human Rights Watch, Tom Malinowski, indicou a existência de provas fortes de que a Polónia e a Roménia - respectivamente um Estado membro e um país candidato à UE - se incluiriam na lista dos países que permitem a existência destes campos no seu território. Os dois países já negaram albergarem tais prisões, tal como a Hungria e a Eslováquia, outros Estados membros, e a Bulgária, país candidato.

O vice-presidente da Comissão Franco Frattini, também responsável pelo pelouro da Justiça, emitiu, ontem ao princípio da noite, uma declaração onde sublinha que a UE "assenta nos princípios da liberdade, democracia, respeito pelos Direitos Humanos e liberdades fundamentais, e nas regras do Estado de Direito, princípios comuns a todos os Estados membros". O comissário também sublinhou que "todos os Estados membros devem respeitar as obrigações legais internacionais, em especial as que derivam da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais e da Convenção contra a Tortura". Numa referência aos países candidatos à UE, Frattini recordou que as regras de referência para a sua futura adesão, conhecidos como Critérios de Copenhaga, prevêem a "estabilidade das instituições garantes da Democracia, do Estado de Direito e Direitos Humanos, assim como o respeito e a protecção das minorias". Por estes motivos, Frattini "encoraja" os Estados membros e os candidatos a "darem os passos necessários para se ocuparem deste assunto, sempre que apropriado".

"implicações devastadoras". No Parlamento Europeu, as notícias sobre os alegados campos secretos já levaram a pedidos para uma investigação urgente, sendo de prever que a Comissão das Liberdades Cívicas insista junto de Frattini e do Alto Representante da UE para a Política Externa, Javier Solana, para que procurem obter mais pormenores sobre a situação, incluindo um pedido de esclarecimento aos EUA.

Segundo a baronesa Sarah Ludford, membro da Comissão parlamentar das Liberdades Cívicas, se for confirmado que há Estados membros envolvidos nestas alegações, isso terá "implicações devastadoras" para a credibilidade da UE no que se prende com o respeito pelos Direitos Humanos. Esta questão deverá ser invocada na próxima reunião do comité parlamentar UE-EUA, marcada para Dezembro.

O jornal polaco Gazeta Wyborcza menciona fontes a indicarem a Polónia e a Roménia comos países onde estes campos estarão situados. Segundo o jornal, um avião- -prisão da CIA, um Boeing 737 N313P, aterrou no aeroporto regional de Szymany, no Nordeste da Polónia, em Agosto de 2003. No entanto, o general Stanislaw Koziej, um analista militar, considerou ao jornal Rzeczpospolita improvável a localização, alegando que se trataria de um risco excessivo, por ser "impossível esconder" uma tal prisão. Na sua opinião, a localização destas prisões é mais provável na Ásia Central, em bases dos EUA.

O ministro do Interior da República Checa, Frantiszek Bublan, disse à agência de notícias aktualne.cz que os EUA tinham abordado o seu país para a instalação de um tal campo, mas que o pedido fora rejeitado.

O Governo da Dinamarca já indicou que o seu espaço aéreo está fechado a aviões da CIA, sem autorização prévia. Esta posição foi assumida depois de notícias, surgidas em Maio passado, de que alguns aviões, registados secretamente pela CIA, tinham sido vistos na Dinamarca.

O jornal Sunday Herald também indicou, no dia 25, que a polícia escocesa está a investigar estes "voos da tortura", e alegou que os aeroportos de Glasgow e Prestwick são os preferidos para o reabastecimento de combustível."

***
Este "SISTEMA DE PRISÕES FANTASMAS DA CIA", como lhe chamou a revista 'Newsweek', é demasiado grave para nos deixar indiferentes. As revelações do 'Washington Post', de 2 de Novembro,referem que "os prisioneiros se encontrariam hoje em vários países da Europa de Leste, a pedido das autoridades americanas,que o jornal não revela,a fim de não os expor a represálias ou colocar os seus governos em dificuldades." (in Le Monde )

Comments:
...muito bom o artigo...grande chamada de atenção...um abraço...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?