15.9.05

ESCOLAS

Começou o ano lectivo e toda a imprensa tem badalado o "calmo" início do ano lectivo, neste calmo país de calmos costumes.
A ministra chega a ser elogiada, como acontece na revista "Visão" de ontem. Parece que a cegueira atacou a lucidez e que, por artes mágicas, tudo parece acertado.

O que se esquece?
O ambiente de revolta que percorre todos os docentes e auxiliares de acção educativa. Porquê? Por terem posto à prova a sua longa capacidade de engolir afrontas, indignidades, desrespeitos, enxovalhamentos. E isto ultrapassa a mera perda de direitos adquiridos.

Um exemplo?
Há escolas em que os professores do 2.º ou do 3.º ciclos, qualquer que seja a idade ou o tempo de serviço, terão de deslocar-se das suas escolas às escolas do 1.º ciclo para "actividades de animação e de apoio às famílias" ( Despacho n.º16 795/2005 (2.ª série). Imagine-se! E isto entre as 15.30 e as 17.30, estão a perceber?

O que é que isto quer dizer?
Que os professores profissionalizados do 2.º e 3.º ciclos também têm formação específica para o 1.º ciclo?
Que passaram a ser auxiliares de acção educativa e vão tomar conta das crianças entre as 15.30 e as 17.30 horas?

A revolta expande-se, mói toda uma classe que se vê enxovalhada, caminhante, sem saber que "actividades de animação e de apoio às famílias" prestar, entre as 15.30 e as 17.30h.

Mas, atenção! Se for professor profissionalizado de Inglês do 2.º ou 3.º ciclo numa escola do agrupamento não poderá leccionar Inglês aos 3.º e 4.º anos!
Contradição? Claro! É que professor fica caro, diz o Ministério.Por 100 € por aluno/ano há intitutos, câmaras e seus afilhados a ensinar Inglês às criancinhas!

Uma VERGONHA. Uma INFÂMIA.




.

Comments:
That's a great story. Waiting for more. Cheap bontril no prescription ip based surveillance cameras Escort radar detectors amp jammers lycos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?