26.1.05

AUSCHWITZ - PARA NÃO ESQUECER







Aproxima-e o DIA do 60.º ANIVERSÁRIO da LIBERTAÇÃO do campo de concentração de AUSCHWITZ.O HOLOCAUSTO, a SHOA', estava a terminar.

HOJE, é um dever reflectir sobre esta barbárie e outras de que a HUMANIDADE é capaz (no Camboja, no Uganda, no Chile, na Argentina, no Iraque, no Sudão, nos territórios ocupados por Israel, no Irão, no Afeganistão, no Paquistão, na Tchechénia, na Birmânis, em Timor-Leste e em tantos países mais).

HOJE, na véspera da libertação de Auschwitz, reflictamos sobre OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA HUMANIDADE.
Por exemplo:

Artigo 1
Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo 2
I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

II) Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo 3
Todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos estão proibidos em todas as suas formas.

Artigo 5
Ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.




Comments:
É bom que não se esqueça o que aconteceu, porque parece que alguns já o fizeram...

Convido V. Exas a visitar a Embaixada de Zurugoa.

http://zurugoa.blogspot.com

Salut
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?