16.4.04

JOSÉ AFONSO





Vale a pena ler a última VISÃO (n.º 580, de 15 a 21 de Abril) que mais não seja pelo caderno especial "Os Dias da Liberdade".


Reparem neste excerto de um texto inédito de José Afonso:


"Na madrugada de 25 de Abril de 1974, não ouvi a rádio passar a Grândola como senha do movimento. Soube desse facto através de um indivíduo chamado Mário Reis, que mo contou por volta das 6 ou 7 horas da manhã. Havia, então, como se sabe, uma grande caça aos antifascistas, e eu, que tinha fugido de casa por razões muito concretas, encontrava-me nessa noite em casa de um amigo. Fiquei então a escutar a rádio, ouvi as comunicações pedindo às pessoas que não saíssem à rua. Resolvi fazer exactamente o contrário: ao fim de duas horas, saí, e andei quatro dias e quatro noites fora de casa.

Como homem e como português, senti uma emoção inegável. Quanto à Grândola, com o tempo, habituei-me à ideia de que a canção já não era minha - era uma canção colectiva."












Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?