11.4.04

CARTA A UM AMIGO








Meu caro amigo,

reescreves a notícia, com evidente orgulho :


"O Primeiro-Ministro anunciou, em 6 de Abril, no final da reunião do Conselho de Ministros que assinalou o segundo aniversário da tomada de posse do Governo, que o Plano Nacional de Prevenção do Abandono Escolar, destinado a reduzir, até 2010, a taxa de saída precoce das escolas para menos de metade, vai avançar. «Queremos, até 2010, reduzir para menos de metade a taxa de abandono escolar na escolaridade de nove anos, que hoje se situa nos 2,7%», declarou Durão Barroso, acrescentando que a medida visa prevenir também as saídas precoces nos casos da escolaridade de 12 anos, cuja percentagem se cifra nos 44,8%."

Fico a pensar como não és capaz de te rir! Retira os partidarismos e sê livre pensador ou pensa livremente!

1. Até 2010 ? Até eu, só por inércia, sem fazer absolutamente nada, conseguiria fazer isso! Como? Há diminuição da população escolar e há aumento necessário, independentemente da nossa vontade, dos "skills" motivadores para uma escolaridade básica terminada. Parece-me tão evidente que me rio, com a minha experiência de muitos anos de ensino, ao longo de todo o país!

2. E perguntas bem: por que fazem de nós tão ingénuos? Porque é necessário prometer qualquer coisa de irremediavelmente certo e sem esforço, para apagar esta mediania sensaborona em que o Governo está atolado.

3. E por que somos todos tão ingénuos, a ponto de nos quererem comer as papas na cabeça? Porque há muita falta de cultura, muita iliteracia, muito analfabetismo e, ainda, um preconceito, revivido do salazarismo mais torpe, de que "os estudantes são uns malandros".

4. Fico triste por pensar que pode haver alguém que acredita neste desvio para a frente, como tu acreditas, meu querido amigo. E o resto? E a saúde para 2010? E o apanhar o comboio dos nossos irmãos europeus, também em 2010? E tudo o mais para 2010? Lembras-te do W. Bush prometer aos americanos a chegada a Marte em 2030? E se tu e eu prometêssemos aos portugueses a chegada a Marte antes dos americanos? Por que não ? Ganharíamos eleições? Duvido. Os portugueses são analfabetos e iliteratos mas não são burros, não achas?







Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?