26.4.04

Há 30 ANOS, CAXIAS







HOJE.
FAZ HOJE 30 ANOS!
COMO NÃO LEMBRAR?
COMO NÃO ESQUECER?





Lisboa · Sexta-Feira, 26 de Abril de 1974

--------------------------------------------------------------------------------


Situação dramática na prisão de Caxias

Às 22 horas de ontem, a comissão executiva da C. D. E. de Lisboa divulgou a seguinte nota:

«O Movimento C. D. E. de Lisboa torna pública a sua profunda apreensão pela situação dos presos políticos encarcerados na prisão do forte de Caxias.

Para além de considerar - conforme já divulgou - que a libertação de todos os presos políticos constitui ponto primordial de qualquer programa de actuação para o futuro do País, o Movimento C. D. E . de Lisboa afirma existirem razões para recear pela sorte que quantos pagam, nos cárceres de Caxias, a sua dedicação à luta do povo português.

Não existem, até agora, quaisquer informações de que as instalações do forte de Caxias tenham sido libertadas.

O Movimento C. D. E. de Lisboa declara que a permanência da prisão de quantos nela se encontram, nas mãos da Pide/D. G. S., constitui um problema cuja solução é dramaticamente urgente. A possibilidade de represálias por parte dos criminosos que preenchem os fileiras da Pide/D. G. S. sobre os prisioneiros de Caxias cria a necessidade da sua defesa.

Há vidas em perigo.

O Movimento C. D. E. de Lisboa responsabiliza desde já, colectiva e individualmente, a Pide/D. G. S. e os seus membros por tudo o que possa acontecer aos presos de Caxias.

O movimento C. D. E. de Lisboa declara condição primordial para o prosseguimento do processo agora encetado a imediata resolução da situação dos presos no forte de Caxias.»

(N. da R.) - Ás 2 horas de hoje, a situação na prisão de Caxias ainda não se encontrava esclarecida. O forte continuava guardado por forças da G. N. R. que impediam o acesso ao parque n.º2. Os presos estavam recolhidos nas celas, sendo a iluminação normal. Carros sem qualquer distintivo especial bloqueavam os acessos. As guaritas do reduto norte estavam ocupadas por forças da G. N. R., em posição de tiro.

(in O Século")






Lisboa · Quinta-Feira, 26 de Abril de 1974

--------------------------------------------------------------------------------


Libertados alguns dos presos de Caxias

Ao fim da manhã de hoje, a grande maioria dos oitenta e um prisioneiros de Caxias foram libertados por duas companhias- pára-quedistas e fuzileiros navais- das Forças Armadas. Estranhamente, a Junta de Salvação considerou delitos comuns as acções políticas de alguns dos prisioneiros (Paulo Inácio, entre outros) e decidiu mantê-los nas respectivas celas.

A acção foi decidida às primeiras horas da manhã após sistemáticas pressões de alguns dos mais jovens oficiais do Movimento que reclamavam a imediata libertação de todos os presos políticos.

Assim às 7 e 50 da manhã uma companhia de pára-quedistas, vindo de Monsanto, comandado pelo capitão Braz chegou às imediações do forte de Caxias. Vinte minutos depois, e sem qualquer resistência uma companhia da GNR acordo com o comando pára-quedista, as forças navais [...] posições do chamado reduto norte do Forte de Caxias, onde se localizavam as celas prisionais.

Às 8 e 30 chegava uma companhia de fuzileiros navais chefiada pelo capitão da Marinha, Abrantes Serra. De acordo com o comando pára-quedista, as forças navais montaram novo dispositivo de segurança, exterior ao forte. A acção deste destacamento da Armada tinha como objectivo garantir a segurança dos presos políticos, permitindo assim o ataque às forças da PIDE acantonadas na sede da Rua António Maria Cardoso, que mais tarde viriam a render-se.

As duas forças foram aclamadas à chegada ao forte por dezenas de familiares dos presos que (com lágrimas de alegria) esperavam desde ontem a libertação.

Às 9 e 15 os dois comandantes das forças destacadas subiram a escadaria que conduz às celas e ordenaram aos guardas prisionais presentes a abertura das primeiras celas. Poucos minutos depois saíam os primeiros detidos entre os quais os nossos camaradas Figueiredo Filipe, Fernando Correia, Albano Lima, Sérgio Ribeiro e Mário Ventura Henriques. Saíram também Saldanha Sanches, José Tengarrinha, Helena Neves, Vítor Dias, Nuno Teotónio Pereira, Gorjão Duarte, Mário Sena Lopes, Pedro Fernandes, e outros.

Sucederam-se os abraços e cenas de grande emoção com as equipas de jornalistas presentes na libertação. De algumas janelas das celas alguns dos detidos aguardando a saída, acenavam com lenços vermelhos e de punho bem erguido.

Entretanto uma ordem vinda da Junta de Salvação determinava que fossem libertados apenas os prisioneiros políticos». Aqueles que, estiverem a cumprir, também penas de delito comum permaneceriam detidos.

Para espanto dos jornalistas presentes- que não podiam compreender a distinção feita entre os prisioneiros de Caxias, todos detidos por razões de ordem política, pois os chamados crimes de delito comum tinham um carácter notoriamente político- os detidos voltaram às respectivas celas até que se apurassem quais permaneceriam e quais sairiam.

Assim Palma Inácio, que no primeiro momento da sua saída declarava que isto não signifique apenas a liberdade para nós, mas para todos os portugueses, voltava à cela n.º3 onde se encontrava há seis meses,

No Hospital-Prisão de Caxias os heróicos militantes José Magro (20 anos nas prisões fascistas), António Dias Lourenço, Rogério Rodrigues Carvalho e Miguel Camilo (ainda em estado grave), eram informados da libertação pelos familiares que desde a tarde de ontem não arredaram pé do portão principal.

(in "República")





DIA 26

01h30 - A Junta de Salvação Nacional - de que fazem parte o capitão-de-fragata António Rosa Coutinho, coronel Carlos Galvão de Melo, general Francisco da Costa Gomes, brigadeiro Jaime Silvério Marques, capitão-de-mar-e-guerra José Pinheiro de Azevedo e o general Manuel Diogo Neto, ausente do Continente - apresenta-se à Nação, através da Rádio Televisão Portuguesa, lendo uma proclamação e tendo o general António de Spínola como Presidente.

c. 07h00 - O tenente-coronel Almeida Bruno desloca-se à Rua Almirante Saldanha, ao Restelo, para solicitar ao ex-Presidente da República, Américo Tomás, que o acompanhe ao aeroporto a fim de embarcar no DC-6 que o conduzirá à ilha da Madeira.
- O tenente-coronel Lopes Pires acompanha ao aeroporto o ex-Presidente do Conselho, Marcelo Caetano e os ex-ministros Silva Cunha e Moreira Baptista.

07h30 - O major Vítor Alves lê, perante a Comunicação Social, a versão definitiva do Programa do MFA.

07h40 - O DC-6 levanta voo da pista da Portela e parte rumo ao Funchal.

09h46 - Na Rua António Maria Cardoso, sede da PIDE/DGS, verifica-se a rendição incondicional daquela polícia política, sendo o edifício ocupado por forças do Exército e da Marinha


c. 10h00 - Rendição do Forte de Caxias.


11h00 - Salgueiro Maia e as forças da EPC ocupam o edifício da Secretariado-Geral da Defesa Nacional, na Cova da Moura, onde a Junta de Salvação Nacional e o MFA passarão a funcionar.

13h00 - Inicia-se a libertação dos presos políticos nas cadeias de Caxias e Peniche.
- Divulga-se o Programa do MFA que havia sido apresentado pelo major Vítor Alves, no Quartel da Pontinha, ao princípio da manhã, depois da 1ª conferência de imprensa da Junta de Salvação Nacional.








Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?