8.3.04

MULHER





PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO ?

1. Lê-se no PÚBLICO de hoje:

"O dia de hoje é comemorado porque em 1859, em Chicago,, na luta pela redução do horário de trabalho para dez horas, mais de uma centena de operárias foram mortas pela entidade patronal."(cf. Bárbara Wong,"Uma Luta que vem de Longe", p.26)

Duvidamos da "entidade" assassina, tão datadamente chamada de "patronal" e duvidamos da data e do local.

Vamos pesquisar a um sítio e lemos:

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

E lemos, ainda:

1857 - Estados Unidos
No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das opcrárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas dc trabalho, para 10 horas por dia.


Para confirmar, vamos a outro sítio de conhecimentos gerais e lemos:

8 de março – Em 8 de março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entram em greve. Reivindicam salário igual ao dos homens e redução da jornada de trabalho, que chega a 16 horas diárias. Os patrões trancam as operárias e incendeiam a fábrica. Todas as grevistas morrem queimadas. Em 1910, o 1º Congresso Internacional das Mulheres, na Dinamarca, escolhe o 8 de março como Dia da Mulher. Operárias em greve já não são queimadas e a mulher conquista, às vezes lentamente, parte dos direitos pelos quais luta há mais de um século. No Brasil, o direito ao voto só é reconhecido na Constituição de 1934. A primeira governadora é eleita 60 anos depois.


Pensamos no Dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador e em Chicago, já que

"O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época."

2. Coincide a cidade mas não a data. Quem terá razão?

3. E se, em vez de uma mulher (Bárbara Wong), fosse um homem a incorrer em tal incorrecção? Seria mais uma prova de machismo?

E se Zapatero, em Espanha, em tempo de campanha eleitoral, não propusesse benefícios para os patrões que empreguem tantas mulheres como homens? Risível mas confirmado, como as quotas de deputadas ou de candidatas a deputadas.

E se, na manifestação de sábado passado, dia 6 de Março, em Paris, não tivesse havido divisões entre os 7 000 manifestantes, divididos pelo uso do véu que liberta as mulheres, para uns, e oprime, para outros ? E por que diziam umas mulheres "Nem putas nem submissas!" e outras "Nós somos muito putas e muito veladas!"?

E por que foi diminuido, em Portugal, o subsídio de doença, quando sabemos que são as mães que faltam mais (um, dois ou três dias) por causa dos filhos menores? E por que não gritamos que esta medida foi apregoada por um ministro que se diz católico e defensor dos direitos da família?

Há tanto que pensar durante todo o ano! E não é só a violência doméstica ou a IVG ou a excisão clitoridiana. Nem todos os dias chegam para tanta desigualdade entre os seres humanos.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?