1.1.04

Balanço de 2003

Os balanços podem servir-nos para avaliarmos acontecimentos bons ou maus. Como o bem passa ao lado do planeta e a humanidade parece preferir a atracção do abismo, olhemos para estes lados negros:
1. A invasão e ocupação do Iraque. Ilegal e vergonhosa. Em nome da mentira e do saque. Como se a democracia pudesse ser exportada. Ao mesmo tempo, permanecem ditaduras apoiadas pelos EUA, a começar pela Arábia Saudita e Paquistão. O mundo não está mais seguro.
2. O muro da vergonha que Israel continua a construir em torno dos palestinianos. Dói mais, ainda, por sabermos que os algozes não aprenderem com o holocausto. Prendem um povo todo em nome da defesa. O mundo não está mais seguro.
3. A destruição dos mares e dos rios, das florestas e das espécies animais. E a poluição permanente que causa a destruição da camada de ozono. E os países ricos a aproveitarem todos os recursos da Terra. E os EUA que renegam o Tratado de Quioto. E nós a vivermos como se o planeta fosse eterno. O mundo não está mais seguro.
4. E, em Portugal, um governo que diminui o subsídio de doença, que gasta trezentos milhões em desnecessários submarinos, que provoca a selvajaria nas relações dos empregadores com os trabalhadores, que deixa o desemprego singrar, as escolas a apodrecer, os hospitais entregues à exploração privada. Que aumenta o pão. E muito mais. Até cansa. Com este governo, o mundo não está mais seguro.
5. Para depois, fica o resto: um país de engravatados subservientes, vivendo da mesa do poder, subservientes e mamões. Também com eles, o mundo não está mais seguro.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?