29.10.03

Eucaliptos

São temíveis predadores: secam tudo à volta. As raízes invadem os lençóis freáticos, entram nas minas, pertuirbam o normal curso das águas, o crescimento das plantas. São inimigos da biodiversidade. Para além disso, perturbam a mancha florestal, sendo "responsáveis" pela velocidade de alguns incêndios.
Mas tudo se resolverá, agora, com a criação de uma Secretaria de Estado das Florestas. Quem foi nomeado para Secretário de Estado? Nada mais, nada menos que um eucaliptista ou eucaliptalista, de seu nome completo João Manuel Alves Soares ( não vão confundi-lo com o querido João Soares!). E vem dos lóbis, da Soporcel, da Portucel, dos que preparam a desertificação do país ou querem o Portugal do futuro a comer papel. Maravilha!
A eucaliptização dói como ver a própria casa incendiada. E esta nomeação equivale a pôr a raposa a guardar as galinhas ou um perdigueiro a guardar as perdizes!
Para dar sinal, aí está a entrada de leão: o Instituto de Conservação da Natureza a tornar-se volátil, as áreas protegidas a passarem para o Ministério da Agricultura e o mais que se verá. A pouco e pouco, os lóbis tomarão conta das poucas reservas ambientais e os patos-bravos da construção a babarem-se diante da presa! Mas, "não passarão!". A não ser que nos entorpeçam com licores de zimbro ou de medronho.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?