27.10.03

NOTAS

1. CUBA. O "Finantial Times" fez bem em lembrar que os americanos estão proibidos de visitar Cuba mas podem visitar a Coreia do Norte. Um espanto de coerência ! Por que não são os americanos proibidos de visitar o Iraque?
2. RÚSSIA. Foi preso o russo mais rico, possuidor de uma fortuna calculada em oito mil milhões de dólares, qualquer coisa como o equivalente ao PIB da Islândia. Por que não lhe damos asilo, limpando a cara da Ferreira Leite e salvando Portugal do défice vírgula não sei quantos ?
3. AFEGANISTÃO. O "El Mundo" noticia o regresso dos talibãs e o seu controlo de algumas zonas do Afeganistão. O combate ao terrorismo fica nos poços do Iraque. Isto de atacar o Afeganistão foi só para disfarçar? Como é possível esquecer o terror e a completa destruição de valores e direitos da pessoa humana? Os talibãs estarão perdoados? Onde pára a coerência dos homens?
4. SUIÇA.Com 27% dos votos, a UDC (União Democrática do Centro) ganhou as eleições na Suíça. As frases chegam para nos amedrontar: "Não à Europa!", "Não à ONU!","Não aos estrangeiros!". O racismo e a xenofobia costumam entrar por baixo da porta, como quem não quer a coisa. O anti-europeísmo aparece ligado, por razões que a razão parece desconhecer. Para nos mantermos vigilantes. É que também os temos por cá.
5. ISRAEL. Pertenço ao grupo dos que acham que se deve dizer "tanques israelitas" ou "exército israelita", em vez de "tanques judeus" ou "exército judeu". As razões têm a ver com a defesa da laocidade, entre outras. Agora, fixo a frase do rabi Baruj Garzón, do Centro de Estudos Sefarditas, em entrevista ao PÚBLICO de ontem: "Quando falam de tanques judeus, não falam de tanques cristãos enviados pelos fundamentalistas americanos ao Afeganistão ou ao Iraque."

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?