12.10.06

HISPANIDADE




Interessante o dia de hoje, por muitas razões. Mas fiquemos por duas efemérides: em 12 de Outubro de 1492, Colombo chegou ao continente americano. Pensando que era o Japão, estava numa ilhota das Bahamas. Dos saques e mortandades subsequentes todos sabemos: incas, maias, astecas... Por tudo isto, hoje é o DIA DA HISPANIDADE (também ainda chamado, tristemente, "Día de la Raza", como o salazarismo impunha o 10 de Junho como "Dia da Raça"). Racismos, afinal. Mas a língua castelhana aí está e tem hoje o seu dia de festa.
Outra data importante, para nós portugueses: em 12 de Otubro de 1822, em São Paulo, D. Pedro, filho de D. João VI de Portugal, é proclamado imperador do Brasil, depois da independência, em 7 de Setembro de 1822. A sua coroação decorrerá em 1 de Dezembro seguinte, no Rio de Janeiro. Outra data importante, desta vez para a língua portuguesa.

Comments:
Pelas mesmas razões e consequências também podiamos ter o dia da portugalidade, matéria prima não nos falta.
Um abraço. Augusto
 
se calhar querriam comemorar o dia da Riiza. Hehehe...
 
Referiu que o Salazarismo impôs o 10 de junho como dia da raça. Não foi. O dia 10 de junho foi a data marcada para a "Festa da Raça" na Primeira República. De facto, no Salazarismo era um dia "o dia da Raça", mas na Primeira República era uma semana!!!. A primeira "festa" da Raça começou em 3 de junho de 1924 e duraria a tal semana. Por sinal, começou no mesmo dia os sindicatos de Lisboa marcaram uma greve geral de dois dias contra as deportações de sindicalistas que a Primeira República efectuava a torto e a direito. Também vi por aqui que a Direita é ignorante, a esquerda é que não. Pois, presunção e água benta, cada um toma a que pode.
Um abraço. De direita.
P.Alcobaça
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?