7.9.06

INGRID BETANCOURT




É nesta mulher que penso, quando o nome FARC desafina os meus ouvidos. Foi candidata independente à presidência da Colômbia, em 2002, e foi raptada pelas FARC durante a campanha eleitoral. Até hoje. Talvez esteja viva, não o sabemos. Sabemos é que, como ela, há muitos outros cidadãos nas mãos das FARC.
E quem são estas autodenominadas "Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia"? Um grupo terrorista, inimigo da democracia e das liberdades, uma horda de trogloditas que vive à sombra do narcotráfico.
E por que falo delas agora? Não porque a UE as considere, desde há muito, um grupo terrorista, que já sabemos que o são, mas porque estiveram representados na Festa do "Avante", no passado fim-de-semana. Um nojo. Um escarro. Uma infâmia.
Por este caminho, qualquer dia teremos o PCP a convidar o G.W.Bush!
Um nojo. Um escarro. Uma infâmia.

Comments:
Lido em http://asfarpas.eu/forum/viewtopic.php?t=27&postdays=0&postorder=asc&start=45

"Quem tem medo de Ingrid Betancourt?
Quem se preocupa em estar informado para lá das parangonas dos jornais de situação, sabe que o governo colombiano tem feito de tudo para manter a situação de Ingrid em banho maria.
Alguns dicas para quem se deseje informar...
BOGOTÁ, 22 feb (IPS) - La madre de la ex senadora y ex candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, Yolanda Pulecio, cree que el presidente de su país Álvaro Uribe boicotea activamente un acuerdo para liberar a su hija, secuestrada por las insurgentes FARC.
”En varias oportunidades en que se ha logrado comunicación con la guerrilla a través de las Naciones Unidas, la Iglesia (Católica), la Cruz Roja o los países amigos, para acercar las posiciones en torno al acuerdo humanitario, y en particular para lograr un encuentro cara a cara en una zona de confianza para las partes, es el presidente Uribe quien, al enterarse, hábilmente se interpone para evitar una solución”, dijo Pulecio el lunes en acto para recordar el secuestro.
http://www.ipsenespanol.net/interna.asp?idnews=32970
La Casa de Nariño [Palais présidentiel à Bogotá] était au courant et était d’accord pour que se produisent les contacts entre l’émissaire français et Raul Reyes [des FARC-EP], tout en ayant toujours voulu les saboter.
http://www.legrandsoir.info/article.php3?id_article=2732
...e outros...
http://www.educweb.org/webnews/ColNews-Aug04/French/Articles/JuanCarlosLecomptelepidio.html
http://www.legrandsoir.info/article.php3?id_article=2924
...mas quem se quer realmente informar, não tem qualquer dificuldade. Os meios existem em profusão, já não são dispendiosos, e são de fácil acessibilidade e utilização. Basta não baralhar o seu ideário político com a verdade. Quanto a mim, o ideal seria nem ter o estorvo de tal ideário."
 
...idem...

"Embora o número de homicídios tenha baixado significativamente nos últimos anos na Colômbia, é a diminuição das mortes relacionadas com o crime que tem mais significado na maior percentagem desta redução. Houve pouca alteração no número de mortes civis relacionadas com a guerra civil. Além disto, de acordo com o CERAC (Centro de Recursos para Análise do Conflito), baseado em Bogotá, o exército colombiano e os grupos paramilitares de extrema direita seus aliados, foram responsáveis por 58% das mortes de civis relacionadas com o conflito, nos últimos 16 anos. Assim mesmo, Washington aponta sem hesitação as suas baterias anti terrorismo contra as FARC desde o 9/11.

http://www.cerac.org.co/home_espanol.html
http://www.cerac.org.co/colombia_research_home_espanol.htm "
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?