2.5.05

PAUL AUSTER




O escritor americano esteve em Lisboa para apresentar o romance 'A Noite do Oráculo'('Oracle Night'), em que um caderno azul, português, tem um poder que a leitura desvendará. Encheu a Culturgest e a Fnac-Chiado. E deu entrevistas a muitos jornais, onde podemos sentir a força da sua consciência de cidadão do mundo:
"Entrámos verdadeiramente num momento negro da vida americana, e não se está a falar dele o uficiente. Todas aquelas pisões, pessoas levadas para outros países onde são torturadas durante dois anos... É difícil acreditar que a América está a ser responsável por isto."
(...)



"Neste momento, há uma América secular e há uma América religiosa, quase se reduz isto. A América foi fundada sobre a ideia de secularismo, religião e Estado separados. Agora, permite-se que a religião alastre pelo discurso político. Num país como o nosso, feito de tantos grupos étnicos, religiosos, tantos imigrantes, tudo tem que ser neutro, para toda a gente, de forma a que cada um siga a sua vida. Quando o transformamos num país fundamentalista cristão, estamos a excluir uma quantidade imensa de gente, que fica fora do discurso.."(...)



"A minha única consolação é que cada dia que passa é um dia menos que Bush será presidente(...)"
(in Público,1 de Maio de 2005)



Comments:
Magnífico pensamento a iluminar-me o dia!

:)
 
Looking for information and found it at this great site...
»
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?