22.4.05




MUITO ME TARDA ABRIL

Fala-se do novo Papa, com suspeições, epítetos, anedotas, conotações e perplexidades. Do futuro da Igreja, do seu passado e dos seus erros. Mas muito me tarda Abril. Este ano não vamos celebrar o Movimento ( pesem as ressonâncias estranhas que esta palavra contém) mas a Constituinte, a ingenuidade assumida, o hiato legislativo, a emoção, o impossível e irrealista, por fim o consenso, salvo um grupúsculo do CDS. Mas muito me tarda Abril. As celebrações são autárquicas, quase celebrações da Primeira República. Não é daí que vem o mal ao Mundo, apenas à memória. Muitos dos intervenientes ainda estão vivos. Já são considerados, na categoria da esperança de vida, como sexagenários. Mas muito tarda Abril, tanto que às vezes chego a pensar que está para acontecer: no jovem que sonha com um emprego e falha; num gesto fraterno de mão estendida para o desconhecido; numa palavra sussurrada quase como senha ou contra-senha mas que descodificada, quer significar: «Aguenta-te que Abril está a chegar». Mas muito me tarda Abril e é cada vez menos o tempo de esperar e de esperança. Não sei o que cresce à minha volta, se é ternura se é cardo. Porque Abril teve muita ternura mesmo entre os cardos. A alegria conseguiu vencer o sofrimento. Durante tempos é certo, quando éramos eufóricos, ainda com a hora do crepúsculo por anunciar. Muito me tarda Abril. Não é tempo de D. Sebastião, o tolo mancebo que não gostava da Primavera antes das névoas outonais, quando os dias são mais curtos e os ossos não resistem à fragilidade da carne. Não há que esperar mais nada, quando querem transformar Abril em Outubro, com fanfarras muitas, Estado algum e importância nenhuma. Só me falta ver os capitães de Abril, míopes e gordos, encostados a uma bengala, a verterem as últimas lágrimas frente ao soldado desconhecido. Muito me tarda mesmo Abril. Mas, mesmo pelo seu tardar, hei-de lá chegar. Não sei como, mas sei porquê.

Rogério Rodrigues (rrodrigues@acapital.pt)

http://www.acapital.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=16910

Comments:
Excellent, love it! kia sorento Tool box tires
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?