20.4.05

BENTO XVI




, No DN de hoje, algumas frases deste novo papa:
- "A igreja ensinou sempre a malícia intrínseca da contracepção, isto é, de todo o acto conjugal tornado, intencionalmente, infecundo. Deve reter-se este ensinamento como uma doutrina definitiva e irreformável. A contracepção (...) lesa o verdadeiro amor e nega a função soberana de Deus na transmissão da vida humana. A recidiva nos pecados de contracepção não é em si mesma motivo para se negar a absolvição; mas não pode ser concedida e faltar o arrependimento suficiente ou o propósito de nõ recair no pecado."



- "Quanto ao drama da Sida, já tive a ocasião de realçar(...) que ele se apresenta também como uma 'patologia do espírito'.(...)podem ser evitadas sobretudo mediante um comportamento responsável e a observância da castidade."



- Pena de morte: "em casos de absoluta necessidade, ou seja, quando a defesa da sociedade não fosse possível de outro modo."



E poderíamos continuar em torno de arcaísmos, dogmatismos e intolerância, quer perante os homossexuais, quer perante os pensamentos divergentes.
Infelizmente, a Fraternidade Universal parece ter ficado mais distante com esta eleição.

Como dizia um amigo meu,a única vantagem parece ter sido a da necessidade de reaprendizagem da numeração romana!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?