17.1.05

HÁ 30 ANOS, EM FRANÇA




FAZ HOJE 30 ANOS QUE FOI PUBLICADA A LEI VEIL,QUE PERMITIA O ABORTO, APROVADA EM 1974. Simone Veil, ministra da Saúde, conseguiu atingir um tríplice objectivo: fazer "uma lei realmente aplicável; fazer uma lei dissuasora; fazer uma lei protectora". A coragem desta mulher judia,que tinha sofrido o horror do campo de concentração de Auschwitz, é um marco do século XX.

A Lei Veil aí está como exemplo para países como Portugal ou Irlanda,onde a miséria e a hipocrisia nadam à tona das águas (lembre-se a vergonha dos barcos de guerra e o nojo seboso de um PP). Veil, pertencendo a um partido da direita francesa, soube distinguir entre saúde pública e dignidade feminina, de um lado, e clandestinidade, exploração da mulher e hipocrisia do outro.

Vale a pena ler o livro que acaba de publicar: "Les Hommes Aussi s'en Souviennent. Une Loi pour l'Histoire" (Stock, 2004)ou o da portuguesa Manuela Tavares ("Aborto e Contracepção em Portugal", Livros Horizonte, 2003).

POR CÁ, CONTINUAMOS À ESPERA DE UMA LEI PARA A HISTÓRIA. COM, PELO MENOS, 30 ANOS DE ATRASO!E A HIPOCRISIA COMANDA, OLHANDO PARA O LADO, ASSOBIANDO.





Uma rosa para Simone Veil

Comments:
Looking for information and found it at this great site...
»
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?