9.7.04

TIJ DECIDE: MURO DA VERGONHA ILEGAL



Foto do jornal israelita "Haaretz"

O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ),principal órgão judiciário da ONU, com sede em Haia, decidiu considerar ilegal a construção do "muro da vergonha", construído por Israel, para separar o seu território da Cisjordânia. Israel chama, eufemisticamente, "barreira de segurança" a esta vergonha que atenta contra os direitos humanos fundamentais, separando famílias, aprisionando os palestinianos na sua própria casa.
O TIJ decidiu, ainda, que Israel deverá indemnizar as famílias atingidas por este crime e prejudicadas pla passagem deste muro pelas suas terras. A ver vamos, como agirão estes inimigos da Lei.
Dos 15 juízes do TIJ, 14 votaram a favor e 1 (o representante dos EUA, quem haveria de ser?) votou contra. Como se vê, a votação serve para mostrar, mais uma vez, que os Estados Unidos estão, infelizmente, do outro lado dos direitos humanos, em Israel, no Iraque ou noutros pontos do Planeta, onde a democracia é uma batata.

O TIJ declara "não ter sido convencido que o traçado se justifique por razões de segurança", sublinhando que "o muro atenta gravemente contra os direitos dos palestinianos". E , ainda:"a construção de um tal muro viola as obrigações e Israel em relação à Lei internacional e aos direitos humanos".






Comments:
Very cool design! Useful information. Go on! »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?