13.9.04

A SAÚDE A SAQUE





O anúncio da diferenciação das taxas moderadoras merece uma reflexão:
ou andamos todos a dormir
ou o populismo e a mentira já tomaram conta da nossa conciência!
A DEMAGOGIA PULULA.
Para qualquer cidadão inconsciente, as palavras do Santana respiram justiça social, equidade, protecção dos mais carenciados e outras palavras ou expressões que só servem para enganar torpemente os menos avisados.
A DEMAGOGIA PULULA.

Se houvesse justiça fiscal e se todos os contribuintes pagassem o que é devido ao Estado, não seriam os trabalhadores por conta de outrem a pagar a injustiça acumulada. Quem paga impostos, PAGA para a saúde,PAGA para a educação e até para as corvetas e submarinos do Paulo Portas! A diferenciação que o governo quer é,de facto, uma DUPLA TRIBUTAÇÃO! Os que pagam mais impostos vão pagar mais de taxa moderadora! Os que fogem ao fisco ( e, em Portugal, são QUASE TODOS OS QUE NÃO TRABALHAM POR CONTA DE OUTREM!) VÊEM-SE, ASSIM, FAVORECIDOS, ENQUANTO OS CONTRIBUINTES CUMPRIDORES SE VERÃO, MAIS UMA VEZ, PENALIZADOS!

Estes ataques ao Serviço Nacional de Saúde parecem inscrever-se na estratégia neoliberal da sua destruição. A privatização dos hospitais e serviços, a acumulação de seguros de saúde, o próprio atraso nos pagamentos (a ADSE já demora oito meses a pagar as consultas aos seus benificiários!), tudo se encaminha para entregar os cuidados de saúde aos grupos económicos e às seguradoras. Um espanto!

Um dia seremos julgados pela nossa demissão perante estas afrontas. Os filhos netos perguntar-nos-ão: como foi possível destruir o SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE e doar-lhes um sistema só para ricos ou segurados? Que responderemos? Que não sabíamos? Que foi o milhão de analfabetos portugueses a decidir?


O famoso Bagão Félix, em nome dessa falsa "justiça social", também já tinha duplicado os impostos com a diferenciação nos abonos de família! Para melhor enganarem os inocentes até mudam o nome das coisas! Com carinhas de santos sorridentes lá vão levando a água para o moinho das seguradoras de onde vêm! Mentem descaradamente, enganam e disfarçam bem!





Comments:
O LOPES, A SAÚDE E O PP
ESTUPIDEZ OU MÁ FÉ?
No princípio o primeiro-ministro falou nas Taxas Moderadoras, mas depois de lhe terem explicado melhor o espírito da “coisa”, e ele ter entendido, “eureka!”, chegou-se então, a todos os Cuidados de Saúde. Seria de uma enorme estupidez, num país com um Sistema Fiscal como o nosso, fazer depender a saúde, da apresentação da declaração de IRS. E se a ideia viesse do pequeno cérebro do Lopes, seria coerente. Mais um “violino de Chopin”, uma idiotice, isto é transformar um “Sistema Nacional de Saúde Universal e Tendencialmente Gratuito”, num “Sistema Nacional de Saúde Pago Pelos Doentes” Por que não começar pelo cruzamento de dados, e resolver a pouca vergonha do nosso Sistema Fiscal? E porque é que há pouco se falava em reduzir o escalão máximo do IRS?
O que vai dar esta aberração? À completa destruição do que conhecemos. Quem pode recorre a Seguros de Saúde e à Medicina Privada, para os outros, ficam as Misericórdias do séc. IXX, os Hospitais de Indigentes.
Seria assim, estúpido mas coerente, se todo este “aborto” mental fosse um produto da corrente Santanettes do governo.
Mas isto é má fé. Esta proposta tem outra génese. É um movimento que vem sendo executado pela extrema-direita e vem na esteira do Pacote Laboral e da Segurança Social Privada. É a política de Bagão Félix de benefício dos grupos financeiros. Os Bancos e as Seguradoras, vão ficar com tudo o que der lucro, o resto, fica por conta da Caridade, como a direita gosta.
 
Editei hoje este post no meu blog.
Amanhã, vou editar o seu. Espero que não se importe.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?