31.8.06

NAGUIB MAHFUZ (1911-2006)




Deste escritor egípcio (Prémio Nobel da Literatura em 1988), ontem falecido no Cairo, fixo estas três frases:

1. "O sentido da vida não é independente da própria vida. Viver quer dizer comer, beber, dormir, amar, trabalhar, pensar. É este o sentido da vida." (Le Figaro, 1993)
2. "Quando se fala de consciência, fraternidade e justiça no mundo, algumas pessoas dizem que são apenas palavras que exprimem sonhos. Mas nem só os pesadelos podem tornar-se realidade; os sonhos também podem materializar-se." (El País, 2001)
3. "Dou graças a Deus por ser cego para não ver a morte das crianças palestinianas. Nunca pensei que Israel pudesse agir assim. Sempre tive deles um alto conceito, sempre os julguei um povo muito civilizado, incapaz de actuar de forma irracional." (El País,2000)

DIA MUNDIAL DOS BLOGUES




Iniciativa do bloguista israelita Nir Ofir, em 2005, este DIA DOS BLOGUISTAS ou DIA DOS BLOGUEIROS tem, apenas, um ano de vida. Ainda junta tudo no mesmo saco porque seria preciso distinguir, nesta longa e redonda rede, a Paz da Guerra, a Violência do Pacifismo, o Ódio do Amor, a Destruição da Construção...



30.8.06

30 de Agosto, Dia Internacional dos Desaparecidos




"Estimado amigo,
Estimada amiga,


Apesar da pressão internacional, o centro de Guantánamo continua a funcionar e os Estados Unidos não reconheceram a existência de centros secretos de detenção onde "prisioneiros-fantasmas" foram detidos de forma arbitrária, "desaparecidos" e expostos a sofrer torturas e outros abusos.

Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, países como o Paquistão, Nepal, Sri Lanka e os estados indianos de Jammu e Caxemira, sentem-se agora livres para fazer "desaparecer" as pessoas suspeitas de terrorismo ou simples opositores. Os desaparecimentos forçados constituem uma violação dos direitos humanos em si mesma que põe o "desaparecido" em perigo de sofrer novos actos de tortura e maus tratos.

Sami al-Haj, Abdul Malik Abdul Wahab e Mustafa Ait Idir foram prisioneiros-fantasmas dos Estados Unidos e, actualmente, estão presos no centro de Guantánamo. Se queres fazer alguma coisa, agora podes: faz-lhes ver, a eles, às suas famílias e às autoridades que os encarceraram, que muita gente em todo o mundo se lembra deles. Nós todos poderemos fazer com que a sua situação mude.

Presenteia-os com as tuas palavras, envia-lhes uma mensagem de alento, solidaridade e optimismo.


Obrigado pela tua solidaridade e apoio.

Esteban Beltrán
Director - Amnistia Internacional"

(Se não o fizeste acima, clica aqui: A MINHA MENSAGEM!)

21.8.06

LONDRES




O complô terrorista, presumivelmente, descoberto em Londres, em 10 de Agosto passado, dá que pensar. E parece não ter qualquer credibilidade. Quem o escreve é o romancista americano Thomas C. Greene. Seria preciso tempo, muito tempo: três horas na casa de banho de um avião!
Mas, para conhecer o texto, clique aqui, em inglês ou em francês.

15.8.06

CAÇA




Começa hoje a caça à rola.
E não só às rolas, coitadinhas.Também aos pombos-bravos, aos pombos-torcazes, aos pombos-rochas.
"A caça é o pequeno Vietname dos frustrados.
A guerrazinha permitida aos homens em tempo de paz."
(Henri Tachan)



'DOPING'




Durante dias, vibrei com os Campeonatos da Europa de Atletismo. E não só com os feitos dos portugueses ou com as suas medalhas. Com a beleza intrínseca de todas as provas. Agora, a notícia chega: descoberto um saco cheio de seringas utilizadas e ainda um outro com material para transfusões sanguíneas! E, na imprensa, fala-se mesmo em cocaína.A utilização de 'doping'parece vulgarizar-se.
Há dias, foi Floyd Landis, vencedor da Volta à França, que também segui com sublime prazer, como quase todos os anos.Uma tristeza. Um soco no estômago.
Agora, outra frustração lancinante. Estarão mesmo a matar todos os desportos? Onde está a punição dos responsáveis?

13.8.06

FIDEL




Ver o número de páginas que os jornais de hoje consagram ao 80.º aniversário de Fidel Castro dá que pensar. O "último ícone revolucionário", como alguém lhe chamou, atrai, ainda hoje, imaginários perdidos, sonhos desfeitos pela dura realidade.
Hoje,como todos os dias, vale a pena pensar nos mais de 300 presos políticos, dos quais valerá a pena salientar o grupo dos 75 dissidentes, presos em Março de 2003, quase todos intelectuais,jornalistas ou poetasdeseja? e quase todos condenados a 20 anos de prisão. Destes, relembro o poeta Raúl Rivero, entretanto libertado, por razões de saúde, graças ao pedido de Gabriel García Márquez. Quando saiu da prisão, Raúl Rivero disse: "Não guardo rancor nem ódio contra nada".
O que se deseja? Democracia, libertação dos presos políticos, liberdade de expressão e de opinião, liberdade de reunião e de formação de partidos políticos, eleições livres...Em suma, LIBERDADE. Ou um 25 de Abril 'à cubana'.

8.8.06

JORNAIS




FÉRIAS? É SEMPRE TEMPO DE LER!
JORNAIS? É AQUI:

http://www.pbrandao.net/imprensa.html
OU AQUI:
http://www.indekx.com/
E, EM LÍNGUA PORTUGUESA, O JORNAL DO INSTITUTO DE CULTURA ÁRABE:
www.icarabe.org

7.8.06

LÍBANO

Cada vez parece haver menos pontes para a Paz ou para a desejada Aliança de Civilizações.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?