8.7.06

NOTÍCIAS




Do 'El País' de hoje, sublinhemos:

1. "A invasão israelita de Gaza custou a vida de 32 palestinianos só em dois dias".
(Para, mais uma vez, nos revoltarmos com o permanente massacre de um povo encurralado, como os judeus no holocausto. A memória é curta.)

2. "Um juiz senta Berlusconi no banco dos réus por corrupção e fraude. O ex-primeiro-ministro italiano será julgado a partir de 21 de Novembro".
(Será desta? A igualdade perante a Lei terá chegado à Europa?)

3. "A CIA sequestrou um cidadão argelino na Tanzânia e encarcerou-o durante 16 meses".
(Só um? Quantos inocentes já libertados? E quantos continuam presos sem julgamento, sem quaisquer direitos nem sequer o acesso à defesa? Mais uma infâmia que persiste.)

4. "Se Deus é Luz por que é que os seus representantes são tão obscurantistas?" - Cartune de 'El Roto'.
(Sobre a visita de Bento XVI a Valência, o mesmo que, em 13 de Maio de 2004, disse no Senado italiano que o "socialismo democrático foi capaz, desde o princípio, de incorporar-se nos modelos existentes como um saudável contrapeso às posições liberais radicais, enriquecendo-as e corrigindo-as." - ib.)

5. "A justiça espanhola decidiu, finalmente, decretar a prisão dos ex-ditadores guatemaltecos Efraín Ríos Montt e Óscar Humberto Mejía Víctores e de outros cinco generais por delitos de genocídio, terrorismo, assassinato, torturas e detenções ilegais.A medida (...) supõe a ordem de captura internacional dos sete imputados, o embargo dos seus bens e o bloqueio das suas contas bancárias, tanto daquelas de que são titulares, como das que estejam em nome de testas-de-ferro ou de terceiras pessoas."
(Os ditadores - estes, em 1982, chegaram a assassinar 200 camponeses, em Salacuin - só deveriam respirar o ar das prisões.)

6. "Choque de culturas - A imprensa britânica chama fiteiro a Cristiano Ronaldo, segundo melhor jovem do torneio."
(Só ele? Qué dos outros? Às vezes, o racismo latente esperneia e patenteia-se.)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?