5.7.06

FRANÇA




Decidi manter o blogue à margem do Campeonato do Mundo de Futebol, não por qualquer intelectualismo "à Pacheco Pereira" mas porque me distancio de qualquer nacionalismo exacerbado.E porque o país vive para além do futebol.
Agora, as notícias chegam de França, carregadas de racismo e xenofobia, contra Portugal e os portugueses. É triste ver alguma imprensa do país da República agir assim. E alguns franceses. Como se a tropa de Le Pen estivesse no poder.



Comments:
Sem dúvida. Tens toda a razão. Um nojo...Beijinhos.
 
A tropa do Le Pen não está no poder, mas o racismo e a xenofobia encontra-se por todo o lado, mesmo em áreas insuspeitas.
O futebol - digo, as práticas sociais associadas ao futebol encont4ra-se associada a uma idea basica do racismo e da xenofobia qque é a exclusão do diferente, do ques e pinta com cores guerreias ou não deferentes das nossas; a necessidade de vencer o outro, de anular, de o aniquilar, mesmo que só no plano simbólico, encontra-se presente no futebol. Diria mesmo que o futebol vive disso, construindo identidades que se diferenciam - é uma necessidade lógica - do outro que deve ser derrotado, vencido, submetido e remetido para uma situação de fraqueza.
O tribalismo futeboleiro encaminha-nos para aí e reproduz esse modelo, que também é belicista.
Os Le Pen andão mais por ai do quese pensa...
 
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?