17.10.05

HAROLD PINTER




Nasceu há 75 anos, num dia 10 de Outubro, em Londres. E o seu nome "Pinter" é um desvio de "Pinto", bem português, ou, como ele costumava apresentar-se: "Sou um judeu de origem portuguesa". Agora, este dramaturgo inglês, autor de mais de trinta peças de teatro, é PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA - 2005. Começou em 1957 com "The Room" e a última peça é de 2000, "Remembrance of Things Past".

"As personagens de Pinter exprimem exactamente aquilo que lhes vem à mente e muitas vezes emerge directamente do inconsciente. Pode acontecer que isso nada tenha a ver com a acção ou com o que acaba de dizer a outra personagem. Para dizer a verdade, não há diálogo.As personagens de Pinter só se revelam aos poucos e de uma maneira incompleta: esse é o trabalho do actor." (Mervyn Jones)

Para saber mais, inclusive a sua recepção em Portugal, vale a pena visitar o sítio oficial de H. Pinter e o dos Artistas Unidos.

Comments:
Aqui está alguém para descobrir... por coincidência, ontem à noite tive conhecimento deste nobel na FNAC... da obra, tenho desconhecimento total... ainda :)
Um abraço aaa
 
...interessante a origem do nome...
...é um bom dramaturgo...já vi algumas peças deste...em vários teatros e países...
...bom post...
 
o discurso dele aquando do nobel é soberbo.ficava bem ao lado da minha en(comenda) cof cof. não sou nada modesta.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?